Polícia Federal faz operação na sede do governo do Pará contra fraude na Saúde

Polícia Federal faz operação na sede do governo do Pará contra fraude na Saúde
Reprodução: Google

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação “PARA BELLUM” com o objetivo de apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo Governo do Pará, mediante contrato com dispensa de licitação, justificada pelo período de calamidade pública em virtude da pandemia do (COVID-19).

A compra custou R$ 50.4 milhões, sendo metade do pagamento feito de forma antecipada à empresa fornecedora. Os respiradores acabaram devolvidos pois, além de sofrerem grande atraso na entrega, eram de modelo diferente ao contratado e inservíveis para o tratamento da Covid-19.

A operação conta com a participação de aproximadamente 130 Policiais Federais, e com o apoio da Controladoria Geral da União e da Receita Federal. Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão nos Estados do PA, RJ, MG, SP, SC, ES e DF; em cumprimento a ordens emanadas pelo STJ.

Os alvos são os suspeitos de terem participação nas fraudes, entre servidores públicos estaduais e sócios da empresa investigada.

As buscas foram realizadas nas residências dos investigados, em empresas, na sede do Governo do Pará, e nas Sec. da Saúde, Fazenda e Casa Civil do PA. Com informações: Polícia Federal.