Mais

    Caso Moraes põe em xeque julgamento de ex-comandantes e Bolsonaro no STM; entenda

    A grande quantidade de notícias sobre as relações do Banco Master e de Daniel Vorcaro com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) continua produzindo desdobramentos e tem efeito colateral em outro julgamento, este no Superior Tribunal Militar (STM): o da perda de patentes do ex-presidente e de altos oficiais condenados pela trama do golpe.

    O processo foi aberto em fevereiro e, naquele momento, a tendência era claramente favorável à perda de patentes de generais, do almirante Almir Garnier e do capitão da reserva Jair Bolsonaro, mas esse cenário vem mudando ao longo dos meses. Primeiro, para poupar dois generais, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira. Agora, pode evoluir para poupar todos.

    Os ministros do STM, em sua maioria militares, acompanharam o julgamento no STF, as provas, as acusações e as defesas dos condenados pelo suposto “golpe” que, na prática, nunca existiu. Nos bastidores, eles concordaram com as condenações, apesar de considerarem as penas excessivas, especialmente as dos que participaram do 8/1.

    As revelações sobre a proximidade de ministros do STF com um criminoso do porte de Daniel Vorcaro, principalmente de Alexandre de Moraes, contaminaram a percepção não só da sociedade civil, mas também de amplas áreas militares e do STM.

    Começou com uma pergunta: como condenar duplamente os réus do Supremo, se a credibilidade do relator (Moraes) foi por água abaixo? E essa pergunta se ampliou: e como tirar as patentes dos “nossos”, se só se salvam três ou quatro no Supremo?

    A indignação já vinha desde as histórias de Dias Toffoli e o resort Tayayá, chegou ao auge com o contrato de R$ 131 milhões do escritório da família de Moraes e continua sendo alimentada pelas “novidades” e nomes que não param de surgir.

    O julgamento sobre as patentes depende do resultado da eleição. Se o vencedor for Lula, o processo prossegue e deverá ser julgado ainda neste ano. Se for Flávio Bolsonaro, pode nem haver julgamento. Ele promete indultar o pai, generais, almirante e todos os envolvidos no golpe e, assim, não haverá quem julgar.

    Resumo da situação: o que Alexandre de Moraes fez, Alexandre de Moraes desfaz e torna-se fator para transformar os réus em vítimas e os presos em livres, leves, soltos e com suas estrelas nos ombros.

    Leia também:

    “Monstro é quem rouba o povo”: Dallagnol rebate ataque de Lula na Globo

    O ex-procurador nacional da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Moro detona entrevista de Lula na Globo: “Transtornado. Rancoroso. Mentiroso!”

    O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) classificou a entrevista...

    Flávio faz convocação para ato em 7 de setembro, na Paulista: “Vem com a gente”

    O senador Flávio Bolsonaro, candidato à presidência nas eleições...

    Michelle Bolsonaro ‘dispara’ e lidera disputa pelo Senado no DF

    Levantamento da Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira...

    Michelle mergulha na campanha de Flávio e aciona principais líderes evangélicos

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a ativar sua...

    Posts da semana

    close
    ✕ FECHAR