15.5 C
Brasília
Sábado, 25 Junho, 2022

Marco Aurélio critica Moraes e revela espanto em caso Silveira: ‘É mesmo humilhante’

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, comentou sobre a recente polêmica envolvendo o deputado Daniel Silveira e o ministro Alexandre de Moraes. Para o magistrado que se aposentou no ano passado, dando lugar ao novo ministro André Mendonça, Morares se comporta como um “xerife”.

Marco Aurélio endossou os argumentos de Silveira, dizendo que decisões judicias contra os parlamentares precisam passar pelo crivo no Legislativo, e não determinadas diretamente pelo Supremo.

“O momento é de temperança, de evitar-se esses antagonismos indesejáveis presentes às instituições, a instituição que é o STF e a instituição respeitável por todos, porque os integrantes foram eleitos pelo povo, que é a Câmara dos Deputados”, disse ele.

Sobre a determinação de Moraes para que Daniel Silveira utilize tornozeleira eletrônica, o ex-ministro disse que “esse ato de constrição, repito porque é um ato de constrição, limita a liberdade de ir e vir, a meu ver, fica submetido ao colegiado, com a palavra os pares do deputado Daniel Silveira e que eles se pronunciem de acordo com o figurino legal”.

“Eu vejo algo até mesmo humilhante, um deputado federal ter que usar uma tornozeleira. Que período vivemos. Que tempos estranhos”, completou Marco Aurélio, durante entrevista ao âncora Felipe Vieira, do canal BandNews TV.

Apesar de ter se recusado a usar tornozeleira eletrônica, “acampando” na Câmara dos Deputados desde a última terça-feira (29), Daniel Silveira acabou cedendo à ordem de Moraes a noite de ontem (30), após o ministro estipular uma multa diária de R$ 15 mil reais descontada direto do seu salário, bem como o bloqueio das suas contas bancárias e bens.

Segundo a esposa de Daniel, o deputado teria sido “vendido” pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e por isso obrigado a deixar a Câmara devido ao “sequestro de bens” imposto pelo ministro do STF. Veja esta notícia clicando aqui.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: