13.5 C
Brasília
Quarta-feira, 29 Junho, 2022

Janaína diz que tribunais do TSE perdem a “imparcialidade” ao reagirem a post na web

A deputada Janaína Paschoal fez uma série de postagens na manhã deste domingo (27) para comentar sobre a manifestação política de artistas nas redes sociais e em eventos. Na ocasião, a parlamentar que, entre outras coisas, também é conhecida por sua atuação como professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), criticou a atuação da Justiça Eleitoral na web.

“O analfabetismo funcional passou de todos os limites. Sites, que se pretendem jornalísticos, tiveram a ousadia de escrever que eu defendi censura a artistas que se posicionaram contra o governo. Pressupondo a boa-fé, desenho: Todo cidadão pode criticar ou elogiar políticos”, postou Janaína ao introduzir o seu raciocínio.

Ela então contextualizou: “Mas a Justiça Eleitoral, como ocorreu há alguns dias, não pode comentar as críticas de artistas reforçando-as. Quando a Justiça Eleitoral corrobora postagem que estimula jovens a tirar título para ajudar a tirar o Presidente, perde sua imparcialidade. Pior, reforça desconfianças!”.

Janaína parece ter se referido a uma publicação feita pela cantora Anitta, que foi compartilhada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), incluindo um comentário sobre o post.

Na postagem de Anitta não consta qualquer citação a Bolsonaro ou a um dos seus adversários. Se tratou apenas de um incentivo aos jovens para a retirada do título de eleitor, algo que também vem sendo feito até por figuras internacionais, como o ator Mark Ruffalo, que compartilhou a postagem da cantora.

No entanto, como Anitta vem fazendo críticas a Bolsonaro abertamente, também pelas redes sociais, apoiadores do governo viram na reação do TRE uma forma de endosso à posição da artista, tendo em vista os milhões de seguidores que ela possui na web.

Diante dos casos de artistas se manifestando contra o governo, o Partido Liberal (PL) de Bolsonaro entrou com um pedido para proibir atos desse tipo no Lollapalooza, festival de música que ocorre este final de semana em São Paulo. O pedido foi atendido. Veja abaixo a postagem de Anitta:

Imagem

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: