Mais

    General diz que Lula age com “profunda covardia” contra as Força Armadas

    O general Sérgio Etchegoyen, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de Michel Temer, causou polêmica ao conceder uma entrevista acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de agir com “profunda covardia” contra as Forças Armadas.

    Na ocasião, o militar da reserva considerado um dos nomes mais prestigiados entre as Forças comentou uma declaração recente de Lula, onde o petista disse sentir desconfiança em relação aos militares, após o episódio de 8 de janeiro, em Brasília.

    “Passado o triste episódio do dia 8, o presidente Lula, comandante supremo das Forças Armadas, dá uma declaração clara à imprensa de que não confia nas Forças Armadas. Como é que se pacifica o país a partir daí?”, questionou o general.

    “Como é que se pacificam as Forças Armadas, que são uma instituição de Estado com a qual os governos do PT conviveram por 16 anos?”, continuou Etchegoyen, classificando a declaração do presidente como “ofensa” aos militares.

    “Ele (Lula) sabe desde já que nenhum general vai convocar uma coletiva para responder à ofensa. Então, isso é um ato de profunda covardia, porque ele sabe que ninguém vai responder. Ele sabe que ninguém vai contestar o que ele está dizendo. Ou seja, é a velha técnica de procurar culpados”, criticou o militar, segundo O Globo.

    Em outro momento, o general comentou sobre o cenário polarizado do Brasil atualmente. “Eu não vivi nenhum momento no Exército parecido com isso que a gente está vivendo agora. Não vivi nenhum momento desse nem no governo Temer”, disse ele, que esteve comandando o GSI entre 2016 e 2018.

    Sobre a declaração de Lula, o petista afirmou durante um café da manhã com jornalistas na semana passada que as Forças Armadas “não são Poder Moderador como pensam que são”, o que também teria irritado alguns generais, conforme noticiado pela Tribuna de Brasília mais cedo.

    “As Forças Armadas têm um papel na Constituição, que é a defesa do povo brasileiro e da nossa soberania contra possíveis inimigos externos. É isso que é o papel da Forças Armadas e está definido na nossa Constituição. E é isso que eu quero que eles façam, e bem feito”, ementou o petista.

    Leia também:

    Nikolas convida Musk para o 7 de setembro em SP e ele responde: “Moraes precisa sair”

    Apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estão articulando uma...

    Moraes vira alvo de ‘notícia-crime’ por falsidade ideológica e formação de quadrilha

    O Partido Novo apresentou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime...

    Opositora de Maduro faz apelo às Forças Armadas pra que “abracem” a causa da oposição

    Maria Corina Machado, principal líder opositora ao ditador Nicolás...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    FECHAR
    FECHAR