Mais

    General diz que Lula age com “profunda covardia” contra as Força Armadas

    O general Sérgio Etchegoyen, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de Michel Temer, causou polêmica ao conceder uma entrevista acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de agir com “profunda covardia” contra as Forças Armadas.

    Na ocasião, o militar da reserva considerado um dos nomes mais prestigiados entre as Forças comentou uma declaração recente de Lula, onde o petista disse sentir desconfiança em relação aos militares, após o episódio de 8 de janeiro, em Brasília.

    “Passado o triste episódio do dia 8, o presidente Lula, comandante supremo das Forças Armadas, dá uma declaração clara à imprensa de que não confia nas Forças Armadas. Como é que se pacifica o país a partir daí?”, questionou o general.

    “Como é que se pacificam as Forças Armadas, que são uma instituição de Estado com a qual os governos do PT conviveram por 16 anos?”, continuou Etchegoyen, classificando a declaração do presidente como “ofensa” aos militares.

    “Ele (Lula) sabe desde já que nenhum general vai convocar uma coletiva para responder à ofensa. Então, isso é um ato de profunda covardia, porque ele sabe que ninguém vai responder. Ele sabe que ninguém vai contestar o que ele está dizendo. Ou seja, é a velha técnica de procurar culpados”, criticou o militar, segundo O Globo.

    Em outro momento, o general comentou sobre o cenário polarizado do Brasil atualmente. “Eu não vivi nenhum momento no Exército parecido com isso que a gente está vivendo agora. Não vivi nenhum momento desse nem no governo Temer”, disse ele, que esteve comandando o GSI entre 2016 e 2018.

    Sobre a declaração de Lula, o petista afirmou durante um café da manhã com jornalistas na semana passada que as Forças Armadas “não são Poder Moderador como pensam que são”, o que também teria irritado alguns generais, conforme noticiado pela Tribuna de Brasília mais cedo.

    “As Forças Armadas têm um papel na Constituição, que é a defesa do povo brasileiro e da nossa soberania contra possíveis inimigos externos. É isso que é o papel da Forças Armadas e está definido na nossa Constituição. E é isso que eu quero que eles façam, e bem feito”, ementou o petista.

    Leia também:

    “Ser contra o aborto será misoginia?”, pergunta Janaína após lei aprovada no Senado

    A ex-deputada federal Janaína Paschoal comentou sobre a aprovação...

    Ex-comandante da FAB diz que Brasil está vulnerável em caso de guerra: “Luz vermelha”

    O tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, que comandou...

    Pesquisa: esquerdistas que não gostam de Lula estão migrando para Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto Quaest, divulgado na última semana, identificou...

    Parlamentar pretende acionar o MP após Ratinho dizer que Erika Hilton “não é mulher”

    Também transexual, Duda Salabert (PDT-MG) declarou nesta quarta-feira (11)...

    Posts da semana

    close