Mais

    Ministro da Justiça diz que PF também atuará na “fiscalização e auditoria” das urnas

    Assim como já anunciado pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, o ministro da Justiça, delegado Anderson Torres, também anunciou que a Polícia Federal irá participar do processo de fiscalização e auditoria dos votos nas eleições desse ano. Ou seja, atuarão realizando um papel semelhante ao das Forças Armadas.

    O comunicado foi feito pelo próprio Torres em ofício encaminhado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. No documento, ele afirmou que a PF participará da “fiscalização e auditoria” das urnas com o objetivo de “resguardar o Estado democrático de Direito”.

    Anderson Torres também deu a entender que os policiais federais pretendem desenvolver um sistema próprio de auditagem, visto que levantou a possibilidade de haver o “desenvolvimento de programas próprios de verificação”.

    “O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal, com esteio no art. 6º, VII, da Resolução nº 23.673/2021 (TSE), participará de todas as etapas do processo de fiscalização e auditoria atinentes ao sistema eletrônico de votação coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, diz o ofício assinado por Torres.

    O ministro afirma ainda que a PF atuará “em todas as fases” do “processo de fiscalização e auditoria”, incluindo os “sistemas e programas computacionais eleitorais empregados no escrutínio”, informou A Gazeta.

    O ministério da Defesa, por sua vez, também enviou um ofício ao TSE na segunda-feira (20), dessa vez cobrando uma reunião “presencial” entre os técnicos das Forças Armadas e os técnicos do Tribunal. O documento foi encaminhado ao ministro Fachin.

    “Reitero a necessidade de realizar uma reunião específica entre as equipes técnicas do Tribunal e das Forças Armadas, haja vista que o aprofundamento da discussão acerca de aspectos técnicos complexos suscita tempo e interação presencial, que não estão contemplados na supramencionada reunião da CTE/OTE”, diz o ofício.

    Leia também:

    “Monstro é quem rouba o povo”: Dallagnol rebate ataque de Lula na Globo

    O ex-procurador nacional da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Moro detona entrevista de Lula na Globo: “Transtornado. Rancoroso. Mentiroso!”

    O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) classificou a entrevista...

    Flávio faz convocação para ato em 7 de setembro, na Paulista: “Vem com a gente”

    O senador Flávio Bolsonaro, candidato à presidência nas eleições...

    Michelle Bolsonaro ‘dispara’ e lidera disputa pelo Senado no DF

    Levantamento da Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira...

    Michelle mergulha na campanha de Flávio e aciona principais líderes evangélicos

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a ativar sua...

    Pablo Marçal promete atacar Lula para dar suporte a Flávio: “Segura firme”

    Apesar de estar inelegível, o empresário e influenciador Pablo...

    Tarcísio defende Flávio sobre tarifaço dos EUA: “Ele não tem nada a ver”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Posts da semana

    close