26.5 C
Brasília
22 Setembro, 2025
Mais

    PCO reage à decisão de Moraes, o chama de ‘inimigo jurado’ e convoca manifestações

    O Partido da Causa Operária (PCO) parece não ter se intimidado com a ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear os seus perfis nas redes sociais e a inclusão da sigla no inquérito das fake news.

    Moraes também determinou a intimação do presidente do partido, Rui Costa Pimenta, para prestar esclarecimentos na Polícia Federal, acerca de publicações feitas pelo PCO contra o STF, pedindo a “dissolução” da Corte, além de chamar o ministro Moraes de ditador e “skinhead de toga”.

    Assim que a decisão foi proferida, o PCO voltou a reforçar as suas críticas por meio das redes sociais, fazendo as mesmas afirmações de antes. E não só isso, também passou a convocar a militância do partido para manifestações contra o que classifica como “ditadura” do STF.

    Em nota, a Aliança da Juventude Revolucionária, braço do partido, disse que “repudia mais este ataque do STF contra o povo brasileiro, principalmente contra a esquerda”, alegando que “o próprio Alexandre de Moraes é um jurado inimigo da juventude, tendo presidido a repressão às ocupações estudantis de 2015 em São Paulo e sendo parte integral dos governos do PSDB.’

    “Chamamos todos a se manifestarem contra esse ataque. Hoje é o PCO, amanhã será toda a esquerda e depois todo o povo brasileiro. Abaixo a censura!”, completa a nota da AJR.

    O PCO, por sua vez, também emitiu uma nota, argumentando que as suas críticas ao STF, especificamente contra Moraes, se devem ao fato do ministro ter autorizado a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson e do deputado federal Daniel Silveira, o que a sigla considera interferência no Legislativo.

    “Falar não atenta contra a democracia. O direito à palavra é o cerne de qualquer regime democrático. Falar, denunciar e se opor ao abuso de poder não é atentar contra a democracia, é a alma do Estado Democrático de Direito”, diz a nota.

    “O PCO tem denunciado sistematicamente o cerceamento das liberdades democráticas por parte do STF e do judiciário em geral (…). A direita bolsonarista bateu palmas enquanto o arbítrio se voltava apenas contra Lula e o PT. Agora prova o remédio amargo. Nós nunca aplaudimos este tribunal de exceção, defendemos tanto Lula quanto os bolsonaristas pelo mesmo motivo: o direito vale para todos, se violam o direito de um, violam o de todos”, acrescenta o documento.

    Outro lado

    Em sua decisão, Moraes considerou a existência de “declarações criminosas” por parte do PCO e sua liderança. O partido, destaque-se, afirmou em uma das suas publicações, sem apresentar provas, que o ministro estaria planejando “um golpe” nas eleições desse ano.

    “Efetivamente, o que se verifica é a existência de fortes indícios de que a infraestrutura partidária do PCO, partido político que recebe dinheiro público, tem sido indevida e reiteradamente utilizada com o objetivo de viabilizar e impulsionar a propagação das declarações criminosas, por meio dos perfis oficiais do próprio partido, divulgados em seu site na internet”, diz Moraes na decisão.

    “É necessário destacar que o Partido da Causa Operária, além das publicações no Twitter, utiliza sua estrutura para divulgar as mesmas ofensas nos mais diversos canais (Instagram, Facebook, Telegram, Youtube, Tik Tok), ampliando o alcance dos ataques ao Estado Democrático de Direito, de modo que atinjam o maior número possível de usuários nas redes sociais, que somadas, possuem quase 290 mil seguidores”, conclui o ministro.

    Leia também:

    Crivella sobre pena de Bolsonaro: “27 anos pra quem tem mais de 70 é pena de morte”

    O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) classificou a sentença...

    Condenado, Bolsonaro poderá perder a patente e ser expulso do Exército pelo STM

    O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi condenado...

    Esposa de Kirk: “Os gritos desta viúva ecoarão pelo mundo como um grito de guerra”

    A esposa do ativista conservador Charlie Kirk concedeu uma...

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    URGENTE: Moraes condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

    Ameaçado de morte, Nikolas reage: “Se querem guerra, conseguiram”

    O deputado federal Nikolas Ferreira tomou conhecimento das ameaças...

    EUA: ativista conservador é assassinado a tiros enquanto discursava em universidade

    Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA, foi...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close