Mais

    Bolsonaro dá invertida em Mourão após fala sobre a Ucrânia: “Falando o que não deve”

    O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou na noite desta quinta-feira (24) sobre o conflito russo-ucraniano desencadeado na madrugada de hoje. Em sua live semanal, o chefe do Executivo criticou as declarações dadas mais cedo pelo vice-presidente Hamilton Mourão, afirmando que ele deu uma “peruada” ao falar do assunto para jornalistas.

    “Deixar bem claro: o artigo 84 [da Constituição] diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente. E o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final”, disse Bolsonaro, demonstrando não ter gostado da fala do general.

    Sem citar nomes, Bolsonaro completou: “Com todo respeito a essa pessoa [Mourão] que falou isso — e falou mesmo, eu vi as imagens — está falando algo que não deve. Não é de competência dela. É de competência nossa”, afirmou.

    Mais cedo, Mourão criticou duramente o presidente Vladimir Putin, chegando a sugerir uma reação militar do Ocidente contra a investida da Rússia no território ucraniano. “O Brasil não está neutro”, disse o vice-presidente.

    “O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, completou o general.

    “Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois serão os estados bálticos e assim sucessivamente, igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30”, concluiu o vice-presidente.

    Bolsonaro, por sua vez, deixou claro que o Brasil é um país pacífico e que defenderá a paz, mas evitando fazer uma crítica direta ao presidente russo, aparentemente, dando a entender que deseja não prejudicar a parceria comercial com a Rússia estabelecida na semana passada.

    O presidente também frisou que só irá se pronunciar claramente após ouvir o ministro da Defesa e o das Relações Exteriores. “Nós somos da paz, nós queremos a paz. Viajamos em paz para a Rússia. Fizemos um contato excepcional com o presidente Putin. Acertamos a questão dos fertilizantes para o Brasil”, disse ele.

    “Tudo que estiver ao nosso alcance faremos pela paz. Então, quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro. E quem dúvida disso pode procurar o artigo 84. Mais ninguém fala. Quem está falando está dando peruada naquilo que não lhe compete”, declarou Bolsonaro.

    Leia também:

    Michelle mergulha na campanha de Flávio e aciona principais líderes evangélicos

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a ativar sua...

    Pablo Marçal promete atacar Lula para dar suporte a Flávio: “Segura firme”

    Apesar de estar inelegível, o empresário e influenciador Pablo...

    Tarcísio defende Flávio sobre tarifaço dos EUA: “Ele não tem nada a ver”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Posts da semana

    close