População organiza “buzinaço” pelo Brasil contra o fechamento do comércio

Cidades de várias partes do Brasil estão organizando uma manifestação contra os decretos estaduais que proíbem o funcionamento dos comércios. A ideia é fazer um “buzinaço”, através de carreata, chamando atenção para a situação dos profissionais e empresas que estão sendo impactados por causa do isolamento social.

O movimento ganhou força quando já no dia 25 empresários de Ipatinga, em Minas Gerais, fizeram o ato com o apoio de boa parte da população. A iniciativa chegou a ser mencionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua última live no Facebook, na quinta-feira, ao lembrar que o buzinaço também ocorreu em Maringá, no Paraná.

Além desses locais, Balneário Camboriú, em Santa Catarina e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, também fizeram o mesmo protesto na noite de ontem. Uma internauta lembrou do quanto o comércio local já havia sido afetado pelas chuvas, agravando ainda mais a situação com o decreto de quarentena.

“Manifestação e carreata para reabertura do comércio em Cachoeiro de Itapemirim/ES. Lembrando que em janeiro a cidade foi atingida pela enchentes, o comércio foi gravemente afetado, como vão conseguir se manter e manter seus funcionários com portas fechadas?”, questionou ela. Veja um dos vídeos abaixo: