20.5 C
Brasília
18 Setembro, 2025
Mais

    Atriz faz crítica dizendo que torce pelo “coronavírus, a exemplo da peste negra”

    A pandemia do novo coronavírus parece estar afetando a capacidade de discernimento de algumas pessoas, como da atriz Fernanda Torres, que no último dia 22 escreveu um artigo para o jornal Folha de São Paulo dizendo que “torce” para que o Covid-19 impacte o mundo “a exemplo da peste negra”.

    “Torço para que o centro ressurja dessa emergência. E que o coronavírus, a exemplo da peste negra na Europa do século 14, venha abreviar o obscurantismo medieval travestido de liberal em que nos metemos”, afirmou Fernanda. No subtítulo da sua matéria a associação foi mais direta:

    “Torço para que o coronavírus, a exemplo da peste negra, abrevie o obscurantismo medieval em que nos metemos”, diz a legenda. Antes de comentar a intenção de Fernanda Torres em seu texto, vale a pena destacar que a peste negra foi uma das piores pandemias na história da humanidade, sendo responsável pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo.

    “Em 1351, a peste já tinha varrido toda a Europa e estima-se que tenha matado, em apenas quatro anos, cerca de 25 milhões de pessoas – o equivalente a quase um terço da população européia na época”, disse a historiadora Vera Machline, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), segundo a Super Interessante. 

    Tendo dito isso, voltemos ao texto de Fernanda Torres. Se referindo ao século 14, época da peste negra, ela disse:

    Clamando pela proteção do Senhor, os tementes se juntavam às romarias ainda sãos, caíam doentes no decorrer do trajeto e terminavam o périplo em covas rasas. Foi necessário o alarmante milagre da multiplicação de óbitos para que a Igreja suspendesse missas, procissões e aglomerações de fiéis”.

    Em outras palavras, a intenção de Fernanda no texto foi demonstrar que foi necessário ocorrer uma catástrofe humanitária em decorrência da peste negra para que muitos percebessem a gravidade da doença. O que ela parece não ter se dado conta, no entanto, é que ao dizer que “torce” pelo coronavírus, a atriz da Globo consequentemente desejou a morte de milhões de pessoas.

    Na intenção de condenar a “ignorância”, a “irracionalidade” e a “brutalidade” nos dias atuais, Fernanda fez uma associação igualmente ignorante, irracional e bruta, visto que não mediu as consequências do que seria a força do coronavírus agindo no mundo “a exemplo da peste negra”. Será mesmo que seria necessário milhões de inocentes pagarem o preço em nome de alguns?

    Por fim, ainda que a intenção da atriz tenha sido chamar atenção para alguns que desprezam a possível gravidade do coronavírus, em nome da sua visão Fernanda ignorou o que a história pode nos ensinar, sem que seja preciso passar pelas mesmas aflições. Mas, principalmente, ela ignorou o sofrimento dos milhões de inocentes que morreriam se o Covid-19 atendesse as suas expectativas.

    Leia também:

    Condenado, Bolsonaro poderá perder a patente e ser expulso do Exército pelo STM

    O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi condenado...

    Esposa de Kirk: “Os gritos desta viúva ecoarão pelo mundo como um grito de guerra”

    A esposa do ativista conservador Charlie Kirk concedeu uma...

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    URGENTE: Moraes condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

    Ameaçado de morte, Nikolas reage: “Se querem guerra, conseguiram”

    O deputado federal Nikolas Ferreira tomou conhecimento das ameaças...

    EUA: ativista conservador é assassinado a tiros enquanto discursava em universidade

    Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA, foi...

    Sob Lula, Exército proíbe manifestações pelo 7 de setembro em frente a quartéis

    O Comando do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro...

    Militares do Brasil alertam para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

    O ministro da Defesa, José Múcio, reafirmou, em pronunciamento...

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close