Mais

    Segundo Bolsonaro, Moro cobrou indicação para o STF em troca de concordância

    O presidente Jair Bolsonaro concedeu uma coletiva de imprensa para esclarecer os fatos relativos à demissão do então ministro da Justiça, Sérgio Moro.

    O presidente negou que estaria tentando interferir nas investigações da Polícia Federal, mas que teria apenas exigido de Moro mais empenho no caso envolvendo a tentativa de assassinato sofrida por ele em 2018.

    Bolsonaro negou também que a saída de Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal tenha sido uma decisão exclusivamente sua, mas sim uma consequência de alegações de cansaço que partiram do próprio delegado.

    O presidente, inclusive, afirmou que conversou com Valeixo na noite da quinta-feira (23), onde o próprio delegado teria afirmado o seu cansaço, sugerindo que concordaria com a demissão do cargo. 

    Por outro lado, Bolsonaro alegou que ao tentar chegar a um consenso com Moro sobre a substituição de Valeixo, o então ministro teria sido irredutível, aceitando apenas uma indicação sua.

    O presidente explicou que deu a Moro autonomia (“carta branca”) para atuar no ministério, mas que o ministro estaria confundindo com “soberania”, uma vez que não teria aceitado um consenso de indicação para o novo cargo.

    Bolsonaro então afirmou que Moro teria condicionado, aparentemente, a concordância com a demissão de Valeixo à sua indicação ao Supremo Tribunal Federal, em novembro futuro, o que o presidente teria negado.

    Através da sua conta no Twitter, Moro negou a informação: “A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF. Aliás, se fosse esse o meu objetivo, teria concordado ontem com a substituição do Diretor Geral da PF”, afirmou o ministro.

    Leia também:

    Se não fosse ministro, “Moraes sofreria buscas e seria preso”, diz Deltan Dallagnol

    O ex-procurador nacional da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Preso em nova fase do caso Vorcaro/Master tenta “suicídio” na prisão, diz PF em nota

    O apelido "Sicário", originário do latim Sicarius – que designava...

    Mendonça enquadra a PGR ao mandar prender Vorcaro: “Colocaria vidas em risco”

    O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

    URGENTE: André Mendonça manda prender Vorcaro, do Master, por novas suspeitas

    A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (4),...

    Guerra contra o Irã se intensifica, já envolve 11 países e deixa o mundo em alerta

    A conflagração envolvendo Estados Unidos, Irã e Israel atingiu...

    Em carta, Bolsonaro faz apelo por união da direita e lamenta críticas contra Michelle

    Em mensagem manuscrita divulgada neste domingo (1º), o ex-presidente...

    Posts da semana