24.5 C
Brasília
Segunda-feira, 27 Junho, 2022

Pessoas em várias partes do mundo dizem ter ouvido barulho no céu e ficam assustadas

Pessoas em várias partes do mundo relataram ter ouvido um barulho no céu nas últimas 24 horas. O som estranho pode ser ouvido de forma clara e de forma repetida, tanto no Brasil como em outros países, como a Inglaterra, que o está intrigando especialistas e dividindo opiniões.

Bernardo Riedel, astrônomo e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disse que seu filho também comentou algo a respeito. “Ele estava em casa e me perguntou se eu também havia escutado um som grave, um ruído”, disse ele, que também é membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig).

O especialista descartou a hipótese do barulho no céu ter sido provocado por pequenos meteoritos em contato com a atmosfera da terra, visto que o som estranho teve um certo padrão e foi repetido. “Se fosse um asteroide, você até poderia escutar o barulho, mas ele não ficaria se repetindo”, disse Riedel, segundo O Tempo.

Um forte barulho no céu como turbina

Várias pessoas descreveram o som estranho como um forte barulho de turbina de avião, caminhão, trem, zumbido ou motor. “Era quase umas 3 da manhã, um barulho bem forte tipo turbina de avião, achei que era algum caminhão aqui perto mas uma galera no Instagram está falando que escutou”, escreveu uma usuária do Twitter.

O fenômeno chamou mais atenção pelo fato de poder ter sido observado por várias pessoas, e em diferentes partes do mundo, também podendo ser registrado em áudio e vídeo. “Minha irmã acabou de acordar chorando e falou ‘sonhei com um barulho no céu mto alto, tô com medo fefe’, dps q ela se acalmou ouviu o barulho e começou a chorar MTO e falou “é esse barulho” ELA TEM 5 ANOS !!!!!!!!!! [sic]”, escreveu uma internauta no Twitter.

“Primeiro as queimadas, segundo ameaça de guerra, terceiro uma pandemia, nem acabou o terceiro e já vindo esse negócio de barulho no céu, vai com calma roteirista, aqui é vida real, não dá pra regravar de novo não”, comentou um usuário do Twitter.

Som estranho no céu em outro países

O forte barulho no céu também foi relatado em outros países, como nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, o que indica que aparentemente se trata de um fenômeno mundial. Apesar do medo de muitas pessoas e a divergência de opiniões sobre a sua causa, a ocorrência teria uma explicação científica.

Segundo a professora Bruna Ignaczuk, o som pode estar ligado à movimentação de gases na atmosfera. “O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, disse ela, segundo a BHAZ. Contudo, o forte barulho no céu só teria sido registrado no mundo apenas uma vez, na Rússia em 2012, segundo a docente.

Posição da NASA

O barulho estranho no céu já foi relatado em anos anteriores. Em 2015, o site Sott registrou a mesma ocorrencia nos EUA, Canadá, Austrália, Rússia, Alemanha e outros países. “Consegui gravar três vídeos mostrando quase cinco minutos desses sons estranhos. Depois que acabou e me sentei no computador para enviar o vídeo. Depois de verificar meu Facebook, notei que muitos moradores ouviram os mesmos sons novamente”, disse um internauta na ocasião.

Na época, a Agência Espacial Norte Americana (NASA) comentou o fenômeno, dizendo que o barulho estranho no céu ocorre naturalmente. “Poderíamos realmente ouvir um som típico de uma sinfonia como uma tempestade estranha vinda do nosso planeta, e não de uma nave espacial alienígena”, disse o seu porta-voz, conforme citado pela mídia local.

Segundo a NASA o som estranho parte, na verdade, parte da própria Terra, e seria natural, mas devido à capacidade auditiva restrita do ser humano não é possível ouvi-los regularmente, salvo quando são emitidos em alvo volume. 

Veja os vídeos abaixo:

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: