Mais

    Nova variante AY.4.2 do Covid pode ser mais contagiosa e preocupa especialistas

    O coronavírus continuou a sofrer mutações e mudanças à medida que se espalhava pelo globo nos últimos 2 anos. A nova variante mais preocupante do Covid-19 é uma ramificação da variante Delta, chamada AY.4.2.

    A variante AY.4.2 está atualmente se espalhando no Reino Unido e já confirmou presença nos Estados Unidos e em Portugal, segundo informações das autoridades de saúde da Casa Branca divulgadas em uma coletiva para a imprensa.

    “Variantes são mudanças no vírus que ocorrem aleatoriamente”, disse o Dr. Eric Cioe-Peña, diretor de saúde global da Northwell Health em New Hyde Park, Nova York, ao Healthline. “Quando eles dão uma vantagem de replicação ao vírus, eles se tornam dominantes.”

    De acordo com os dados oficiais mais recentes, a variante AY.4.2, também chamada de “Delta Plus”, foi identificada em cerca de 6% dos casos no Reino Unido. A grande preocupação sobre essa mutação é a possibilidade da mesma ser mais infecciosa que as anteriores já conhecidas.

    Os dados sugerem que a AY.4.2 pode ser até 10% mais transmissível do que a variante Delta do Reino Unido mais comum, segundo uma publicação feita por François Balloux, diretor do University College London Genetics Institute, feita em sua rede social.

    O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que a variante Delta é altamente contagiosa e mais resistente ao tratamento do que a variante original. Um aumento de 10% pode tornar a nova variante a mais infecciosa até o momento.

    No entanto, os especialistas dizem que mais infeccioso não significa necessariamente um motivo de preocupação maior, uma vez que também é preciso avaliar o nível de letalidade do vírus. “Bem, transmissível não significa mais perigoso”, disse o Dr. Len Horovitz, internista e especialista em pulmão do Hospital Lenox Hill em Nova York. “Não significa mais virulento.”

    Ele explicou que isso significa que o período de incubação do vírus é mais curto, então ele pode ser transmitido mais rápido e se espalhar mais facilmente do que aquele que requer uma incubação mais longa.

    “Transmissibilidade não é sinônimo de virulência”, enfatizou. “Portanto, não sabemos se esses casos serão mais graves.”

    As vacinas são eficazes contra esta variante

    Horovitz confirmou que é improvável que a variante Delta Plus possa escapar de toda imunidade relacionada à vacina. “É muito claro que [a variante] teria que ter muito mais variação”, disse ele. “Muito mais mutação neste vírus antes que pudesse escapar das vacinas. Então, isso não é particularmente uma preocupação.”

    O potencial infeccioso da variante, no entanto, significa que podemos ver um aumento significativo nos casos, o que pode levar a mais pessoas com doenças graves. “Quando há mais casos, há mais chance de complicações, mais chance de hospitalizações”, disse Horovitz. “Mas, novamente, as vacinas estão protegendo contra hospitalização e morte.”

    Ele acrescentou que embora não espere que isso mude muito, “podemos ter mais casos, mais tempo de inatividade, mais pessoas isoladas ou interrupções”, destacou. Com informações: Healthline.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close