Mais

    Advogado-geral da União critica decisão do STF: “Tem acontecido um caos jurídico”

    O advogado-geral da União, André Mendonça, argumentou durante o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (15), que as decisões de governadores e prefeitos sobre as medidas de proteção durante a pandemia do novo coronavírus não podem ser totalmente independentes da União.

    Mendonça já havia defendido que houve contradições na decisão do ministro Alexandre de Moraes, a qual também serviu de base para o julgamento da Corte, onde o magistrado acatou um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reconhecendo a liberdade dos estados em tomar medidas de prevenção, como o isolamento social.

    “[ A decisão] ao mesmo tempo em que preserva a competência da União para editar normas gerais, afirma que a competência dos estados, Distrito Federal e Municípios não deve respeito a ato federal atual ou superveniente em sentido contrário”, argumentou Mendonça.

    Ou seja, na prática, segundo Moraes, os Municípios podem agir de forma contrária à União se assim julgarem pertinentes, segundo Mendonça. Em decisão colegiada, por sua vez, a maioria dos ministros do STF seguiu o entendimento de Moraes.

    Para Mendonça, portanto, “o que tem acontecido na prática é um caos jurídico, decisões isoladas de municípios e estados”, informou a Agência Brasil.

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana