Mais

    Com medo da reação, EUA recua e não aceita enviar caças da Polônia para a Ucrânia

    Conforme o noticiado pela Tribuna de Brasília na terça-feira (08), a Polônia anunciou a doação de toda a sua frota de caças de combate modelo MIG-29, a fim de que fossem enviados à Ucrânia para serem usados na guerra contra a Rússia. As condições impostas pelos poloneses, no entanto, não foram aceitas pelos Estados Unidos.

    Isso, porque, a Polônia não aceitou enviar os caças diretamente para a Ucrânia, mas sim por meio dos Estados Unidos, que lidera a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), um bloco militar composto por nada menos que 30 países. Os EUA, por sua vez, recusou a proposta, alegando “alto risco”.

    Segundo o porta-voz do Pentágono, o envio de caças para a Ucrânia poderá desencadear um conflito direto com a Rússia. O presidente russo Vladimir Putin, por sinal, já comunicou que ações desse tipo serão interpretadas pelo Kremlin como uma interferência de outros países na guerra.

    “Nesse momento nós acreditamos que mais caças representariam um aumento de capacidade muito pequeno e um risco muito grande”, alegou John Kirby. O porta-voz do Pentágono ainda agradeceu o esforço da Polônia e reforçou que o envios dos caças para a Ucrânia seria uma “possibilidade de irritação à Rússia”.

    O presidente da Ucrânia, por sua vez, publicou uma mensagem nesta quarta-feira (09) insinuando que os líderes ocidentais perderam a coragem de enfrentar os russos, voltando a fazer um apelo pelo envio dos aviões de combate.

    “Juntos, precisamos devolver a alguns líderes ocidentais sua bravura, para que eles façam o que deveriam ter feito no primeiro dia desta invasão: fechar o céu ucraniano ou nos dar caças para que façamos isso nós mesmos”, afirmou Volodymyr Zelenskyy.

    Leia também:

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Posts da semana

    close