Mais

    Em resposta às ameaças de Maduro, EUA anunciam exercício militar com a Guiana

    O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a realização de exercícios militares da Força Aérea do país sobre a região de Essequibo, na Guiana, atualmente reivindicada pelo ditador socialista Nicolás Maduro como parte do território venezuelano.

    O comunicado surge dias após Maduro anunciar em rede nacional a criação de uma “zona de defesa” em Essequibo, alegando que a região, territorialmente maior do que países como a Inglaterra, seria anexada à Venezuela.

    Maduro também apresentou o que seria o novo “mapa” da Venezuela, onde aparece Essequibo anexada ao país. O governo da Guiana, por outro lado, entrou em contato com os EUA para pedir ajuda na questão, o que lhe foi prontamente respondido.

    Segundo o G1, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou à Guiana comandantes do alto escalão do Comando Militar dos Sul dos EUA para debater estratégias de defesa, incluindo a possibilidade da construção de uma base militar americana em Essequibo.

    “Não se trata de uma operação de rotina”, afirmou o professor de geopolítica da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Carmona, ao G1. “Afinal, estamos em meio a uma escalada do conflito e logo depois do anúncio de uma série de medidas pelo governo Maduro anteontem como consequências do plebiscito. Ou seja, não há ‘situação normal'”.

    A Venezuela, por sua vez, criticou a aproximação da Guiana com os EUA, dizendo que a possível instalação de uma base militar em Essequibo ameaçaria “a zona de paz que se delineou nesta região”, algo que, na realidade, tem sido ameaçado justamente pelo governo de Maduro.

    “A Guiana ataca de forma imprudente o direito internacional, realizando ações que agravam a controvérsia territorial e se somam à sua conduta ilegal de conceder direitos de exploração petrolífera à (americana) ExxonMobil em um mar pendente de delimitação com a Venezuela”, diz o comunicado venezuelano, segundo a Jovem Pan.

    Leia também:

    Tarcísio defende Flávio sobre tarifaço dos EUA: “Ele não tem nada a ver”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Posts da semana

    close