Mais

    Web resgata vídeo do TSE em 2017 onde Barroso fala de novas urnas com voto impresso

    O debate sobre o voto impresso no Brasil vem tomando maiores proporções, o que significa maior adesão popular entre favoráveis e contrários à medida. No meio disso, a figura do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se tornou destaque principal até mesmo por declarações feitas anos atrás.

    Internautas resgataram, por exemplo, um vídeo publicado pelo próprio TSE em 2017, onde Barroso aparece ao lado de outros ministros do Tribunal e também do STF. Na ocasião, havia uma cerimônia de apresentação de novos modelos de urnas eletrônicas, incluindo nelas o voto impresso.

    A fala de Barroso que aparece na gravação é curta, mas suficiente para dar a entender que o ministro fez um elogio ao então novo modelo, destacando se tratar de um somatório: “Esteticamente muito bonita, e vem se integrar a esse sistema extraordinário de apuração eleitoral que nós temos no Brasil”, disse Barroso.

    Na ocasião, outros ministros, como Gilmar Mendes, também comentaram sobre a nova urna, destacando se tratar de algo fruto de uma decisão tomada pelo próprio Congresso Nacional ao resolver adotar a medida.

    Com base nisso, internautas que comentam a circulação do vídeo nas redes sociais questionam o motivo, supostamente, dos ministros estarem fazendo agora “campanha” contra o voto impresso, quando anos atrás eles mesmos deram a entender que tinham uma postura mais pacífica em relação ao tema.

    Na semana passada, o senador Lasier Martins comentou o tema: “O voto impresso era previsto por lei em 2015, mas o TSE nunca teve interesse em implantá-lo. Em 2018, o Supremo suspendeu a lei e a declarou inconstitucional em 2020. O voto impresso auditável fortalece a democracia, não o contrário. Adotá-lo não prejudica ninguém”, disse ele. Assista:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close