Mais

    Vídeo: professor de direito eleitoral e ex-juiz do TRE-SC defende o voto impresso

    A guerra de argumentos em favor ou contrários à implementação do voto impresso auditável nas urnas eletrônicas do país continua. Para tentar reforçar o seu lado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou o vídeo de um professor de direito eleitoral e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, onde o mesmo aparece discordando do modelo atual de votação em um debate sobre o tema ocorrido na última quinta-feira (29/07).

    O ex-juiz em questão se trata de Márcio Luiz Fogaça Vicari. Ele foi um dos convidados de um evento promovido pelo próprio TRE-SC, onde o objetivo foi justamente debater o voto impresso. O debate foi mediado pelo comentarista da NDTV e da Record News SC e colunista do “Notícias do Dia”, Moacir Pereira, e pelo juiz substituto do pleno do TRE-SC, Renato Boabaid.

    O próprio presidente do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), desembargador Fernando Carioni, esteve a cargo da abertura do debate, segundo informações divulgadas no site oficial da instituição.

    Na ocasião, Vicari explicou que o modelo de votação em urnas eletrônicas que não disponibilizam uma impressão em papel, onde o próprio cidadão possa conferir o seu voto sem que seja por meios digitais, é considerado algo inconstitucional, por exemplo, na Alemanha. Para o professor, é como delegar a terceiros a confiança da conferência.

    O vídeo completo do debate pode ser conferido a baixo, mas a fala de Vicari inicia a partir do minuto 40:22, onde ele explica a importância do tema e o problema da sua politização ocasionada pela “fulanização” do assunto. Assista:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close