14.5 C
Brasília
Domingo, 26 Junho, 2022

[Vídeo] Maestro brasileiro de origem humilde emociona ao tocar para comunidade

Morando na Espanha há mais de 20 anos, mas nascido no bairro de Peixinhos, em Olinda, Pernambuco, o maestro Israel de França viralizou nas redes sociais ao aparecer tocando o seu violino na janela da sua residência, enquanto moradores se deleitavam ao som da música Ária, de J. S. Bach.

De origem humilde, Israel de França ficou conhecido no Brasil na década de 1980, ainda menino, quando virou notícia internacional ao ser detido por policiais militares quando corria perto do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, com um violino nas mãos.

O motivo? O jovem aprendiz, mas já talentoso músico que anos depois ganharia o mundo não queria se atrasar para uma apresentação musical. Para ser liberto pelos policiais, na ocasião, precisou tocar o violino, a fim de provar que o instrumento realmente era seu e que era estudante de música.

Em 2019 o maestro falou sobre um projeto social que mantém em uma comunidade chamada “Alto da Mina”, em Olinda, PE, em parceria com a Primeira Igreja Batista de Bultrins, que tem como um dos pastores o teólogo Paulo Cesar Pereira. Daí surgiu a Orquestra de Câmara do Alto da Mina, que há mais de três anos leva esperança de um futuro melhor para crianças e adolescentes da região.

Israel, que atua como primeiro violinista da Orquestra Ciudad de Granada, na Espanha, dá aula nas comunidades carentes da região, além dos alundos do Instituto do Maestro Israel França, entidade de apoio musical que leva o seu nome.

Abaixo, você pode conferir um pouco do trabalho do músico em Olinda e na sequência o momento em que ele toca na sua janela, um gesto adotado inicialmente pelos italianos como forma de amenizar a solidão e angústias diante da pandemia do novo coronavírus. Assista:

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: