21.5 C
Brasília
Sábado, 13 Agosto, 2022

URGENTE: deputado divulga vídeo de hacker que diz ter invadido o sistema do TSE

O deputado federal Filipe Barros (PSL-RS), relator da PEC do Voto Impresso no Congresso Nacional, divulgou agora a pouco o vídeo de uma entrevista feita com o hacker Marcos Roberto Correia da Silva, conhecido no mundo do cibercrime como “Vandathegod”.

Marcos se encontra preso desde março desse ano em Uberlândia (MG), após ter sido acusado de ser um dos responsáveis pelo maior vazamento de dados da história do Brasil. Ele também já foi preso em 2019, após ser acusado de ter invadido, também, sistemas do do Exército e da Polícia Civil local.

Vandathegod diz na entrevista feita no presídio pelo parlamentar que foi “simples” invadir o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através de uma falha em seu sistema. Ele confirmou que obteve dados importantes de acesso ao Tribunal e que seria possível, também, manipular dados eleitorais.

O vídeo foi divulgado em um momento em que deputados oposicionistas tentaram nesta sexta-feira (16) colocar em pauta a votação da PEC do voto impresso na Comissão especial que analisa o tema no Congresso. É possível que a divulgação da entrevista com o hacker tenha sido intencional, a fim de fortalecer o apoio ao voto auditável antes que a proposta seja votada na Câmara.

Nesta semana, Bolsonaro já havia dito que a sua live da quinta-feira (15) seria “bombástica”, dando a entender que iria apresentar dados para reforçar a sua defesa do voto impresso. Não é possível afirmar, contudo, que o presidente estava se referindo a essa gravação, especialmente porque a live não aconteceu devido ao seu estado de saúde. Assista o vídeo abaixo:

DESTAQUE
Veja também:
close