Mais

    “Tem a internet pra regular”, diz Lula ao voltar a defender mais controle das mídias

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar em regulamentação da imprensa no Brasil, tema esse visto com grande preocupação por parte de quem defende a ampla e livre circulação de informações no país, como o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

    Durante uma entrevista concedida na quarta-feira (09) para à Rádio Clube de Pernambuco, o líder petista disse que “é preciso que haja regulamentação da imprensa. Você não pode regulamentar a imprensa escrita. Mas você tem a internet para regular, você tem o sistema de televisão. A última regulação no Brasil foi a de 1962″, disse ele.

    No ano passado, Lula chegou a citar a ditadura venezuelana como exemplo a ser seguido, do ponto de vista da regulamentação das mídias. “Eu vi como a imprensa destruía o Chaves (ex-presidente da Venezuela). Aqui eu vi o que foi feito comigo. Nós vamos ter um compromisso público de que vamos fazer um novo marco regulatório dos meios de comunicação”, afirmou o petista na ocasião.

    Na época, Lula buscou justificar o seu argumento alegando “democracia”, dizendo que, se for eleito, fará um Projeto de Lei neste sentido. “Espero que os senadores e os deputados entendam que isso é necessário para a democracia. Inclusive vamos discutir com a sociedade uma regulação da internet”, afirmou.

    No caso venezuelano, só em 2020, 17 sites de notícias online e 18 estações de rádio da Venezuela foram forçados a fechar, de acordo com a organização local Espacio Publico, dizem os Repórteres Sem Fronteiras. O país é acusado de promover violações reiteradas dos direitos humanos e das liberdades individuais, com o atual governo de Nicolás Maduro perseguindo os opositores.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close