Mais

    STF planeja condenar e cassar Daniel Silveira para torná-lo inelegível, diz jornal

    O deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ) continua na mira dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os quais estariam planejando lhe condenar criminalmente ainda neste semestre para que o mesmo também seja cassado, segundo informações do jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

    Silveira, que chegou a passar vários meses preso no ano passado, após divulgar um vídeo desferindo críticas e algumas ofensas aos ministros do STF, planeja se candidatar a uma vaga no Senado Federal nas eleições desse ano.

    O suposto planejamento para condenar o deputado a partir do STF, portanto, teria como objetivo inviabilizar a sua candidatura, após uma cassação na Câmara dos Deputados. “A expectativa no STF é que Silveira tenha pelo menos nove votos favoráveis à sua condenação”, diz Amado.

    “As únicas dúvidas sobre como decidirão são Kassio Nunes Marques e André Mendonça, os dois ministros indicados por Jair Bolsonaro”, destaca o jornalista, que apesar das afirmações, não apresentou fontes diretas do próprio STF confirmando o suposto planejamento.

    A eleição de figuras como Silveira para o Senado Federal, também é vista por aliados do governo como uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro para ampliar a sua base de apoio no Parlamento em 2023, caso ele seja reeleito.

    A intenção seria tornar viável o andamento dos pedidos de impeachment que já foram apresentados no Senado Federal, mas que não foram postos para análise. Os ministros Luiz Roberto Barroso e Alexandre de Moraes são os principais alvos dessas ações.

    Nomes como Daniel Silveira, Damares Alves e até do ex-deputado Roberto Jefferson, também preso por determinação do STF, são vistos como parte dessa suposta estratégia presidencial, motivo pelo qual se a inelegibilidade de Silveira se confirmar, o clima de animosidade entre o Executivo e o Judiciário poderá ficar ainda mais acirrado.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close