Mais

    STF planeja condenar e cassar Daniel Silveira para torná-lo inelegível, diz jornal

    O deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ) continua na mira dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os quais estariam planejando lhe condenar criminalmente ainda neste semestre para que o mesmo também seja cassado, segundo informações do jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

    Silveira, que chegou a passar vários meses preso no ano passado, após divulgar um vídeo desferindo críticas e algumas ofensas aos ministros do STF, planeja se candidatar a uma vaga no Senado Federal nas eleições desse ano.

    O suposto planejamento para condenar o deputado a partir do STF, portanto, teria como objetivo inviabilizar a sua candidatura, após uma cassação na Câmara dos Deputados. “A expectativa no STF é que Silveira tenha pelo menos nove votos favoráveis à sua condenação”, diz Amado.

    “As únicas dúvidas sobre como decidirão são Kassio Nunes Marques e André Mendonça, os dois ministros indicados por Jair Bolsonaro”, destaca o jornalista, que apesar das afirmações, não apresentou fontes diretas do próprio STF confirmando o suposto planejamento.

    A eleição de figuras como Silveira para o Senado Federal, também é vista por aliados do governo como uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro para ampliar a sua base de apoio no Parlamento em 2023, caso ele seja reeleito.

    A intenção seria tornar viável o andamento dos pedidos de impeachment que já foram apresentados no Senado Federal, mas que não foram postos para análise. Os ministros Luiz Roberto Barroso e Alexandre de Moraes são os principais alvos dessas ações.

    Nomes como Daniel Silveira, Damares Alves e até do ex-deputado Roberto Jefferson, também preso por determinação do STF, são vistos como parte dessa suposta estratégia presidencial, motivo pelo qual se a inelegibilidade de Silveira se confirmar, o clima de animosidade entre o Executivo e o Judiciário poderá ficar ainda mais acirrado.

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana