Mais

    “Ser contra o aborto será misoginia?”, pergunta Janaína após lei aprovada no Senado

    A ex-deputada federal Janaína Paschoal comentou sobre a aprovação do PL da Misoginia (PL 896/2023), aprovado no Senado Federal na noite de ontem (24). O projeto, alvo de muitas críticas, prevê pena de até 5 anos para quem for apanhado em discurso “misógino”.

    Para Janaína, bem como outros críticos, o problema do PL está na subjetividade do texto, que permite diferentes interpretações. “Hoje, na Tribuna da Câmara Municipal de São Paulo, uma Vereadora do PSOL disse que se fosse real a preocupação com as mulheres, os críticos de Érika Hilton defenderiam o aborto”, iniciou a advogada.

    “Com esse projeto impreciso, que acaba de ser aprovado no Senado, eu fico me perguntando se serei ‘acusada’ de misógina, por não apoiar a religião do aborto”, ressaltou a deputada, lembrando que algo do tipo já havia acontecido com ela, no passado.

    “A esse respeito, lembro bem de ter sido chamada de ‘mulher machista’, quando fui ao STF, falar contra a legalização do aborto, na ADPF 442. Misóginos são aqueles que não rezam a cartilha psolista, que domina o mundo!”, completou.

    Um dos trechos mais sensíveis da lei, criticados pelos conservadores, está a seguir:

    “Art. 3º Constituem, entre outras, formas de misoginia digital: I – discursos de ódio contra mulheres; II – conteúdos que promovam masculinidade hostil, extremismos de gênero, ideologias que sustentem hostilidade sistemática contra mulheres; III – conteúdos que estimulem ou naturalizem a submissão feminina, o controle masculino ou a dominação de mulheres; IV – assédio, perseguição ou campanhas de desinformação direcionadas a mulheres.”

    Leia também:

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Posts da semana

    close