Mais

    Se for reeleito, Bolsonaro diz que indicará mais 2 ministros evangélicos para o STF

    O presidente Jair Bolsonaro fez uma declaração nesta segunda-feira (6) que certamente deve agradar a população evangélica do país. Ao ser questionado por apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, ele afirmou que se conseguir se reeleger em 2022 indicará mais dois ministros evangélicos para o Supremo Tribunal Federal (STF).

    Na ocasião, Bolsonaro corrigiu um apoiador que se referiu a ele como sendo um evangélico no comando do país. O presidente, contudo, apesar de ter o costume de frequentar igrejas evangélicas por causa da sua esposa, e até já ter sido batizado conforme a tradição protestante, é declaradamente católico.

    “Evangélico é no Supremo agora”, afirmou Bolsonaro ao apoiador, sorrindo. “Se eu for candidato e for reeleito, a gente bota mais dois no início de 2023 lá [no Supremo]”, destacou o presidente.

    O último indicado por Bolsonaro para o STF foi o ex-ministro André Mendonça, que além de jurista também é pastor da Igreja Presbiteriana. Por ter uma forte base de apoio na comunidade evangélica, a fala do presidente sobre a indicação de mais ministros evangélicos certamente também visa reforçar a sua proximidade com esse público.

    Em 2023, os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber completarão 75 anos cada e serão obrigados a se aposentar, ambos em maio e outubro, respectivamente. Com isso, o presidente eleito em 2022 terá o poder de indicar mais dois magistrados para o STF já em seu primeiro ano de mandato.

    Para Bolsonaro, a indicação de novos ministros para o Supremo é vista como algo estratégico para a concretização de mudanças significativas no país. Recentemente ele fez uma declaração pedindo a paciência dos apoiadores, quanto aos atos considerados abusivos por parte do Judiciário.

    “Você pode ver, quando fala em renovação… quem se eleger em 2022 bota mais dois [ministros] no Supremo em 2023… dá pra mudar o Brasil”, afirmou o presidente, indicando que espera ser reeleito para isso.

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana

    close
    ✕ FECHAR