Mais

    Presidente do PT critica comandantes das Forças Armadas por nota sobre protestos

    A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, acabou de se manifestar acerca de uma nota oficial publicada na manhã de hoje pelas Forças Armadas, onde os militares defendem a legitimidade das manifestações em protesto contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República.

    Gleisi fez menção direta aos comandantes militares, contrariando o posicionamento das Forças em defesa das manifestações, desde que ocorram dentro da legalidade. Em sua nota, os militares chegaram a citar Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021 para justificar suas posições.

    “Não é papel dos comandantes militares opinar sobre o processo político, muito menos s/a atuação das instituições republicanas”, diz Gleisi. “O direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia, q devem ser tratados pelo nome: golpismo. E combatidos, ñ são pacíficos nem ordeiros [sic]”, completou a deputada.

    A reação da presidente nacional do PT sinaliza o desconforto por parte do seu partido em relação aos militares. Na nota de hoje, assinada pelos três comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de defender a legitimidade dos protestos, os mesmos também cobraram respeito à independência dos poderes e a atuação do Congresso Nacional em defesa da liberdade da população.

    Gleissi Hoffmann sobre comandantes das Forças Armadas.
    Gleissi Hoffmann critica reação dos comandantes das Forças Armadas. Foto: print/Twitter

    “Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil, ratificado pelos valores e pelas tradições das Forças Armadas, sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história”, diz trecho da nota. Para ler a íntegra do documento, clique aqui.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close