Mais

    O sertão virou mar? Vídeos mostram água São Francisco chegando em regiões de seca

    Iniciada em 2007 com a previsão de serem concluídas em 2015, as obras de transposição das águas do Rio São Francisco estão só agora, finalmente, chegando aos locais de destino nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde a expectativa é beneficiar cerca de 12 milhões de brasileiros que historicamente sempre foram afetados pelos períodos de seca nessas regiões.

    A obra de transposição do “Velho Chico”, como também é conhecido o rio que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e banha todo o Nordeste, já custou mais de R$ 10,8 bilhões aos cofres públicos e teve em São José de Piranhas, na Paraíba, o último trecho de inauguração situado no canal do Eixo Norte em outubro desse ano.

    Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, passando por quatro governos, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas, segundo informações do Portal Correio.

    Pelas redes sociais, inúmeros vídeos mostrando trechos em que as águas do São Francisco aparecem chegando aos locais estratégicos de seca passaram a circular. Para a população nordestina, isso representa a esperança de um futuro sem o transtorno provocado pela falta de água nessas regiões.

    Contudo, a chegada das águas não é o suficiente para garantir o desenvolvimento da região. Isso, porque, é preciso criar pequenos canais de distribuição, estradas de acesso e fazer a instalação de bombas que sejam capazes de levar a água para locais de plantação. Além disso, também é preciso fazer a revitalização ao longo do rio.

    “Não adianta ter a água correndo e o rio estar morto, assoreado, com as margens aterradas, matas ciliares mortas, com as nascentes ser ter reposição das águas”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em maio de 2020, segundo a Gazeta do Povo.

    O fato, porém, é que com a transposição do São Francisco concluída, o maior desafio já foi vencido. Agora é tornar viável o uso das águas para o desenvolvimento agrícola, urbano e comercial local, o que também pode incluir o turismo. Para isso será preciso a parceria entre a União, estados e municípios. Veja abaixo alguns vídeos que circulam nas mídias sociais:

    https://twitter.com/claudinha_jp/status/1468693879738273792

    https://twitter.com/OuuuTecontei/status/1468201407115321350

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close