Mais

    No passado, Lula já disse admirar a “força e dedicação” de Adolf Hitler

    Diante das declarações polêmicas envolvendo o deputado federal Kim Kataguiri e o influenciador Monark, do Flow Podcast, que defenderam a liberdade de expressão mesmo para quem faz apologia ao nazismo, o que é crime, internautas passaram a resgatar registros de personalidades públicas que também já se pronunciaram sobre a ideologia do genocida Adolf Hitler.

    Nesse contexto, voltou a circular nas redes sociais uma declaração dada pelo ex-presidente Lula, onde ele afirma admirar a disposição, força e dedicação de Hitler. A manifestação ocorreu em resposta a uma pergunta feita pela revista Playbou, em julho de 1979.

    Na ocasião, a revista perguntou a Lula: “Há alguma figura de renome que tenha inspirado você? Alguém de agora ou do passado?”. O líder petista, por sua vez, citou nomes como Che Guevara, Tiradentes, Gandhi e Tse-Tung, destacando em seguida a pessoa de Hitler:

    “Por exemplo… o Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.”, disse Lula. Ao ser questionado, então, se estava dizendo que admirava o genocida alemão, o petista buscou se explicar:

    “Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as ideias dele, a ideologia dele.”, afirmou Lula. Questionado anos depois se realmente deu essa declaração, o líder petista disse que não se lembrava, segundo matéria da Folha de S. Paulo publicada em 1994. Abaixo, foto da capa da revista citada:

    Leia também:

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Posts da semana

    close