Mais

    Moraes cancela passaporte de Allan dos Santos, tornando sua moradia ‘ilegal’ nos EUA

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu tomar mais uma decisão contra o jornalista Allan dos Santos. Dessa vez o magistrado ordenou o cancelamento do passaporte do comunicador, que atualmente mora nos Estados Unidos, após ter deixado o país em 2020.

    “A coluna apurou que a decisão foi comunicada ao Itamaraty e distribuída nesta segunda-feira para a embaixada brasileira nos Estados Unidos”, informou com exclusividade o jornalista Rodrigo Rangel.

    Allan dos Santos foi um dos brasileiros que apareceu protestando contra os ministros do STF, na semana passada, quando eles estiveram em Nova York para participar do evento Brazil Conference, organizado pela Lide.

    Além do cancelamento do passaporte, Moraes também ordenou a inclusão do documento no chamado MAR, o Módulo Alerta e Restrição, do Sistema de Tráfego Internacional, o que faz com que Allan dos Santos não consiga se locomover para outros países a partir do território americano, segundo Rangel.

    Allan dos Santos está atualmente nos EUA buscando obter visto de trabalho. O jornalista deixou o Brasil em 2020, após se tornar um dos investigados no polêmico inquérito das “fake news” e dos “atos antidemocráticos”.

    Já em outubro de 2021, Moraes determinou a prisão do jornalista, bem como a sua “imediata” extradição dos EUA, o que não ocorreu.

    “A gente está analisando os critérios e tudo o que foi feito, porque, independente da ordem de prisão, existe uma análise técnica pelo Ministério da Justiça. Depois, no cadastramento disso junto à Interpol, tem uma série de requisitos a serem cumpridos”, afirmou na época o ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre o pedido de Moraes.

    Com a decisão atual, sem cidadania americana, a permanência de Allan nos EUA, em tese, se torna ilegal, o que poderá acarretar em sua deportação por parte das autoridades do país.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close