Mais

    Ministro do STF, Toffoli “implode” a Lava Jato ao anular todos os atos contra Youssef

    O ministro Dias Toffoli, do STF, anulou nesta terça-feira (15/7) todas as decisões da Operação Lava Jato contra o doleiro Alberto Youssef, algo que, na prática, desfaz todas às ações da força-tarefa no âmbito do que ficou conhecido no país como “Petrolão”.

    Em decisão polêmica, o magistrado caracterizou uma atuação supostamente coordenada e ilegal entre o então juiz Sergio Moro, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para forçar delações e manipular provas.

    Toffoli determinou a nulidade específica das sentenças condenatórias proferidas por Moro contra Youssef, afirmando que as irregularidades não permitem outra conclusão. O ministro foi enfático ao descrever a conduta dos agentes em Curitiba:

    “Magistrado e procuradores desrespeitaram o devido processo legal, agiram com parcialidade e fora de sua competência”, criticando ainda a fusão indevida entre as funções de acusar e julgar.

    A decisão destacou dois supostos abusos dos investigadores:

    • A suposta escuta ilegal que violou direitos do doleiro;

    • A suposta exigência de que Youssef renunciasse ao direito de defesa como condição para obter benefícios da delação premiada – prática atestada por advogados que o representaram.

    Efeitos práticos:

    Embora todos os atos processuais de Moro contra Youssef estejam invalidados, o acordo de colaboração premiada permanece válido. Toffoli esclareceu que, se o doleiro cumpriu integralmente suas obrigações, mantém “direito subjetivo” aos benefícios pactuados, podendo exigi-los judicialmente com base nos princípios da segurança jurídica e proteção da confiança.

    Youssef – um dos primeiros delatores da Lava Jato e considerado operador central de propinas na Petrobras – cumpriu três anos na carceragem da PF em Curitiba antes de obter regime aberto em 2017 mediante o acordo com a força-tarefa do MPF.

    Leia também:

    Cotado para vice de Flávio, Zema volta a defender prisão dos Moraes e Toffoli

    O pré-candidato à Presidência da República pelo partido Novo,...

    Conselheiro de Trump envia recado a Moraes após documento apontando censura no Brasil

    Jason Miller, conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald...

    “Ser contra o aborto será misoginia?”, pergunta Janaína após lei aprovada no Senado

    A ex-deputada federal Janaína Paschoal comentou sobre a aprovação...

    Posts da semana

    close