Mais

    Ministro do STF opina sobre política: ‘Brasil tem que sair do presidencialismo’

    Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes voltou a opinar sobre o atual modelo de governança no Brasil, defendendo a mudança para o regime semipresidencialista, onde o presidente da República possui os poderes diminuídos em função do maior protagonismo do Congresso Nacional.

    “Tenho insistido e espero pode dedicar os próximos meses e anos a esse debate. O Brasil tem que sair desse modelo de presidencialismo e caminhar para um modelo parlamentarismo”, afirmou Gilmar durante entrevista para o portal UOL.

    Não é a primeira vez que o magistrado da mais alta Corte do país se manifesta neste sentido. Este ano, além de Gilmar Mendes, os ministros Dias Toffoli e Luiz Roberto Barroso também já se posicionaram sobre o regime político no país, defendendo o semipresidencialismo.

    Toffoli, por exemplo, causou forte polêmica ao chegar a dizer que já está em vigor no país esse modelo, o qual estaria sob “o poder moderador” do STF.

    Durante o 9º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, Toffoli fez a seguinte declaração: “Nós já temos um semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo STF. Basta verificar todo esse período da pandemia”.

    O presidente Jair Bolsonaro chego a rebater o ministro do Supremo, dizendo que numa situação hipotética como essa teria o poder até de “dissolver o Congresso”, mas sem dar maiores explicações de como isso ocorreria.

    “Tem certas coisas que é tão idiota que não dá nem pra discutir. Eu não vou começar a bater boca com ninguém sobre esse assunto. É coisa idiota, idiota. Agora eu falo que jogo dentro das quatro linhas [da Constituição], quem sair fora, daí eu saio também… daí eu sou obrigado a combater o cara fora das quatro linhas. Tá ok?”, afirmou o presidente.

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana