Mais

    Ministro do STF diz que é preciso despolitizar “um pouco” o Judiciário

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, participou no último sábado do Fórum Esfera Brasil, um evento com empresários realizado em Guarujá, litoral paulista. Na ocasião, ele teceu comentários abordando o que considera necessário para a “pacificação” do Brasil.

    “Em primeiro lugar, acho que a grande tarefa que cabe a todos nós é pacificar o país”, declarou o magistrado, argumentando que o cenário de disputa ideológica no país ficou acirrado com a campanha desse ano.

    Lewandowski sustentou que é preciso “superar a polarização que nós vivemos nos últimos anos, exacerbada pela campanha eleitoral, pelo período eleitoral, e também pelas mensagens de ódio e das fake news. Nós temos que deixar isso para trás e vivermos o novo momento”, declarou.

    Em outra ocasião, o magistrado admitiu que o Judiciário foi politizado. Essa, por sinal, tem sido uma das principais críticas por parte dos apoiadores do governo Bolsonaro, inclusive do próprio presidente da República.

    Isso porque, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), a oposição passou a utilizar o STF como uma espécie de instrumento político. O renomado jurista doutor Ives Gandra Martins, por exemplo, reconheceu em diversas ocasiões que alguns ministros passaram a fazer “ativismo judicial”.

    Sobre este assunto, Lewandowski declarou que “é preciso, a meu ver, despolitizar um pouco a jurisdição. É preciso que nem todos os problemas que são próprios da política sejam resolvidos pelo Poder Judiciário”, informou a Folha de S. Paulo. Além disso, o ministro também falou que “o segundo grande desafio que eu vejo é que é preciso restabelecer a harmonia entre os Poderes.”

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close