Mais

    Ministro da Justiça autoriza inquérito para investigar ‘institutos de pesquisa’

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, delegado Anderson Torres, acabou de anunciar que determinou a abertura de um inquérito que terá por objetivo investigar a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais no Brasil.

    “Acabo de encaminhar à PF, pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no MJSP ,q apontou ‘condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados’ por alguns institutos[sic]”, disse ele.

    Institutos como Ipec e Datafolha foram bastante criticados por parte de políticos e populares, após o resultado do primeiro turno das eleições 2022, devido à grande diferença das previsões quando comparadas aos resultados finais.

    Comentarista de política na Jovem Pan, a advogada Fabiana Barroso defendeu a abertura do inquérito, explicando em resposta ao ministro Torres, no Twitter, que “não é uma questão de censura como alguns dizem, é uma questão de transparência e de supostos mecanismos para manipular as eleições”.

    Um internauta também criticou a atuação dos institutos, alegando que alguns teriam a intenção de influenciar o voto dos eleitores com previsões inverídicas. “As duas empresas que mais erraram já programam divulgar pesquisas amanhã”, comentou.

    “Elas não deveriam explicar o que vão fazer pra não cometer mais os erros grosseiros do primeiro turno, antes de começar a divulgar as do segundo turno? estão divulgando dados falsos e influenciando votos”, completou o internauta.

    https://twitter.com/andersongtorres/status/1577390738987487242

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close