Ministro da Educação desabafa: “Crianças não leem, mas sabem colocar camisinha”

Milton Ribeiro, o ministro da educação, declarou na segunda-feira (26) durante uma aula magna na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que no Brasil muitas crianças de 9 anos não sabem ler, mas possuem o conhecimento de como colocar preservativos.

“Crianças com 9, 10 anos não sabem ler, sabem tudo, com todo respeito às senhoras aqui presentes, sabem até colocar uma camisinha, mas não sabe que ‘b’ mais ‘a’ é ‘ba’, está na hora de dar um basta nisso”, protestou o ministro.

Milton foi nomeado ministro da educação em 16 de julho de 2020, substituindo Abraham Weintraub. O mesmo tem mostrado um posicionamento mais “conservador”, que se alinha com as ideias apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ribeiro se referiu a ele mesmo como “radical” ao argumentar sobre a retirada de questões de gênero do edital para a aquisição de material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é destinado ao ensino fundamental.

Segundo o ministro, o uso de tal material durante a formação escolar de um criança pequena poderia “violar a inocência” do estudante.

“Onde já se viu começar a discutir esses assuntos com crianças de 6 a 10 anos… Respeito a orientação de todos, mas a gente não tem o dever e o direito de violar a inocência de uma criança trazendo questões como ‘se você quiser ser homem é homem, se quiser ser mulher é mulher”, defendeu.

Numa nota final, Ribeiro comentou que Jair Bolsonaro teria se dirigido a ele, pedindo para que o mesmo “cuidasse das crianças”.