Mais

    Ministra de Lula é ironizada após dizer que expressão ‘buraco negro’ é racista

    Iniciando o mês da Consciência Negra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de um programa na Empresa Brasil de Comunicações (EBC), onde fez uma declaração que acabou virando motivo de piadas e ironias nas redes sociais.

    Isso porque, na ocasião, ela argumento que a expressão “buraco negro”, que faz referência a um fenômeno da astronomia, seria “racista”. Para a ministra, “hoje existem muitas palavras que a gente tem tentado muito, sempre que a gente pode, comunicar de maneira bem tranquila e dizer: ‘Olha, essa palavra é racista”, afirmou.

    Buracos-negro são nada mais do que fenômenos astronômicos onde o campo gravitacional é tão intenso que nada, nem mesmo partículas ou radiação eletromagnética podem escapar, uma vez que são “sugados” pelo mesmo.

    São chamados assim devido à parte escura captada pelas imagens dos telescópios astronômicos, fazendo referência à cor preta, que, assim como a branca, amarela, verde, azul e outras, são objetivamente visíveis aos olhos humanos, não havendo, portanto, qualquer conotação racial na expressão.

    O deputado federal Mario Frias reagiu à declaração da ministra: “Agora, até mesmo o espaço sideral precisa de uma aula de ‘letramento racial’. É impressionante como o senso comum pode ser sacrificado em nome do politicamente correto.”

    “Não vejo a hora de ver as próximas aulas de astronomia, onde aprenderemos sobre quasares ‘opressores’ e planetas ‘não inclusivos'”, ironizou o parlamentar.

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana