13.5 C
Brasília
Quarta-feira, 29 Junho, 2022

Militares deram o ‘aval’ para Bolsonaro conceder indulto a Daniel, contra o STF

Segundo informações da jornalista Andréia Sadi, o indulto oferecido pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro, ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), obteve o aval da ala militar junto ao governo. Trata-se, portanto, de uma informação que endossa uma avaliação feita na quinta-feira pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello.

Segundo Sadi, o aval é uma espécie de reação de descontentamento dos militares em relação à atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que decidiram pela anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como pelas acusações de ativismo judicial, feitas em grande parte por apoiadores do governo.

“Integrantes das Forças Armadas que fazem parte do governo estão irritados com a Corte por conta da divulgação de áudios sobre a tortura militar e com a decisão que anulou condenações da Lava Lato, liberando candidatura de Lula. Por isso, comemoram perdão concedido pelo presidente ao deputado bolsonarista”, disse a jornalista.

Ainda na quinta-feira, o ex ministro marco Aurélio Mello, aposentado do STF em julho de 2021, fez uma rápida análise do indulto oferecido por bolsonaro ao deputado Silveira, explicando que não sabe qual será a reação do supremo a partir de então, dando a entender que há um risco real de conflito com os militares.

“O presidente da república é chefe maior das Forças Armadas. O Supremo não tem tropa. Vai ficar um jogo, um desgaste a meu ver para as instituições e para a democracia, o que é péssimo”, afirmou o ex-ministro.

A informação trazida por Sadi, portanto, coaduna com a declaração de Marco Aurélio, indicando que a movimentação do presidente Jair Bolsonaro possui o respaldo das Forças Armadas.

Talvez seja por este motivo que o chefe do Executivo, ao anunciar o perdão a Silveira durante uma transmissão histórica por meio das redes sociais, falou em tom de absoluta certeza que o seu decreto “será cumprido”.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: