Mais

    Lula nomeará Rui Costa, investigado por compra de respiradores, para a Casa Civil

    O petista Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar nesta sexta-feira (9) o nome do governador da Bahia, Rui Costa, para a Casa Civil em seu governo. Trata-se de um nome polêmico, visto que se tornou alvo de uma investigação devido à compra de respiradores que não foram entregues numa transação realizada pelo Consórcio Nordeste.

    De acordo com matéria da revista Veja publicada em outubro passado, “em abril de 2020, o Consórcio Nordeste comprou 300 respiradores para os hospitais da região por 48 milhões de reais. Na nota de empenho, assinada pelo ex-ministro Carlos Gabas, está registrado que os equipamentos ‘foram entregues em perfeitas condições’.”

    “Só que os respiradores nunca foram entregues. O contrato, redigido pelos próprios vendedores, o que é inusitado, foi avalizado pelo governador Rui Costa (PT), então presidente do consórcio”, diz a matéria.

    Também de acordo com a Veja, já em outra matéria publicada em abril desse ano (2022), “em depoimento anexado no inquérito do STJ, governador da Bahia não esclareceu dúvidas sobre golpe de R$ 48 milhões dos respiradores fantasmas da Hempcare”, empresa que foi contratada para o fornecimento dos equipamentos que nunca foram entregues.

    De acordo com o Correio Braziliense, nesta sexta-feira “serão anunciados o ex-ministro Fernando Haddad para a pasta da Fazenda; o ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para a Defesa; o governador da Bahia, Rui Costa, para a chefia da Casa Civil”.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close