Mais

    Lula anuncia ex-prefeita de Olinda condenada por improbidade para a pasta da Ciência

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou instantes atrás a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, para assumir o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, pasta que antes era comandada pelo ex-ministro Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a pisar na Lula.

    Luciana Santos nasceu em Recife, Pernambuco, em 1965, e é bacharel em engenharia elétrica pela Universidade Federal do estado, e atualmente também é presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do qual é filiada desde 1987.

    A gestão de Luciana em Olinda foi uma das mais criticadas pelos olindenses, seguida do ex-prefeito Renildo Calheiros. Em 2019, segundo informações do G1, a ex-prefeita e na época vice-governadora de Pernambuco foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por improbidade administrativa.

    Em abril de 2015, segundo o Jornal do Comércio, o Supremo Tribunal Federal (STF) também já havia aberto um inquérito para investigar Luciana e Renildo pelo suposto recebimento de repasses ilegais feitos pelo Ministério do Esporte. Na época ela era deputada federal.

    “De acordo com o despacho, o inquérito penal foi instaurado para apurar suposta prática de delitos contra a administração pública por Luciana Barbosa de Oliveira Santos e Renildo Calheiros, enquanto prefeitos”, diz o jornal.

    Em novembro já deste ano (2022), a vereadora Dete Silva, que é do mesmo partido de Luciana, o PCdoB, chegou a responsabilizar a futura ministra da Ciência e Tecnologia, que está em exercício no governo de Pernambuco, pelo caos vivenciado na saúde do estado.

    “Luciana, faço um apelo urgente a você. As pessoas aqui estão morrendo, precisando de socorro. E você foi eleita para resolver isso. Cadê o secretário de Saúde, que até agora não tomou providência? Eu acredito que você assiste televisão. Secretário, faça alguma coisa”, disse ela ao criticar a situação do Hospital Otávio de Freitas, informou a Folha PE.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close