Mais

    Lira sinaliza positivo para proposta defendida por Gilmar, o “semipresidencialismo”

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, vem sinalizando ser favorável a uma proposta já defendida pelos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF). É a proposta do “semipresidencialismo”. Neste modelo de regime administrativo, o presidente da República tem os seus poderes divididos com o Parlamento.

    “Podemos, sim, discutir o semipresidencialismo, que só valeria para as eleições de 2026, como qualquer outro projeto ou ideia que diminua a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo”, afirmou Lira em sua rede social nesta segunda-feira (19).

    O deputado, contudo, afirmou que a ideia não é sua, e deu a entende que essa é apenas uma das muitas propostas que ele pretende colocar em votação. “Acabou a época de projetos esquecidos nas gavetas. E o semipresidencialismo é mais um desses. Surgiu antes da crise atual. Não é invenção minha”, destacou.

    Dois ministros do STF são entusiastas da proposta. Quem falou dela recentemente foi Barroso, conforme já noticiado pela Tribuna de Brasília. “Hoje, em seminário na Câmara, defendi para 2026 mudança do sistema de governo para o semipresidencialismo, em que o presidente é escolhido pelo voto e indica o primeiro-ministro para cuidar do varejo da política. Compartilho aqui proposta que fiz em 2006”, afirmou. Veja:

    Barroso e Gilmar defendem mudança de governo que diminui os poderes do presidente

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close