10.5 C
Brasília
Quarta-feira, 29 Junho, 2022

Por transparência, governo vai divulgar a lista de todos que receberam os R$ 600

O governo federal anunciou que irá divulgar a lista completa dos beneficiários do auxílio emergencial pago durante a pandemia do novo coronavírus. O comunicado foi feito pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

“O ponto de destaque é que em 12 a 15 dias vamos estar colocando em transparência toda a base do recebimento do auxílio emergencial, com todas as pessoas que vem recebendo, para que o cidadão possa ele mesmo fiscalizar esses cerca de 53 milhões de pessoas que estão cadastradas com recebimento do auxílio emergencial”, disse ele, segundo a EBC.

A ideia do governo é não apenas oferecer maior transparência sobre a despesa bilionária para os cofres públicos, como também inibir ações de criminosos no tocante a cadastros fraudulentos com a intenção de obter o benefício de forma ilegal ou desnecessária.

A iniciativa tem por base investigações realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) que já identificaram o pagamento ilegal para milhares de pessoas, entre elas 76 mil sócios de empresas, proprietários de veículos com valores acima de R$ 60 mil e até doadores de campanha eleitoral.

“Em conjunto com o Ministério da Cidadania, a gente vem cortando esses benefícios para evitar a saída de recursos”, disse Rosário.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: