Mais

    Fux diz que após superar “ameaças”, o STF estará pronto para ‘agir e reagir’ em 2022

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou em seu discurso na sessão de encerramento do ano no Judiciário que seus colegas estão prontos para “agir e reagir quando preciso for” durante as eleições de 2022. Para ele, “a democracia venceu” neste ano por convencer a população brasileira da importância da liberdade.

    O ministro usou o momento de balanço das atividades neste ano para sinalizar de forma firme e objetiva a posição consolidada entre seus colegas em relação ao pleito do ano que vem, com a garantia de que o Supremo “é um só” e “se encontra permanentemente unido em torno de um objetivo maior: garantir a estabilidade do Estado Democrático de Direito no Brasil”.

    Fux, que completou um ano como presidente do Supremo em setembro, foi incisivo ao enfatizar a coesão entre os ministros para lidar com as crises políticas e institucionais que rondaram a Corte durante a sua gestão:

    “Acima de tudo, o ano de 2021 demonstrou que o Supremo Tribunal Federal não consiste em “onze ilhas”, como alguns insistem em dizer”. Essa foi a primeira sessão do novo ministro André Mendonça, que não teve tempo de discutir questões institucionais com seus pares e ainda demonstra alinhamento a Bolsonaro, assim como seu colega Kassio Nunes Marques.

    “Após um ano desafiador, a democracia venceu, pois convenceu os brasileiros de sua importância para o exercício de nossas liberdades e igualdades. No mesmo tom, o Supremo Tribunal Federal se manteve ativo e firme na defesa da Constituição e das instituições democráticas”, afirmou Fux.

    “Não é demais lembrar, todavia, que essa Suprema Corte seguirá sempre atenta às necessidades do Brasil neste próximo ano, estando pronta para agir e para reagir quando preciso for. Sempre respeitando e fazendo respeitar as leis e a Constituição”.

    “Ao longo do último ano, esta Suprema Corte e o Poder Judiciário como um todo também enfrentaram ameaças retóricas que foram combatidas com a união e a coesão de seus ministros. E ameaças reais, enfrentadas com posições firmes e decisões corajosas desta Corte. Os ministros tiveram sensibilidade e sensatez para colocar a defesa das instituições e da democracia brasileira à frente de outros objetivos”, disse Fux em seu discurso. Com: Istoé.

    Leia também:

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Posts da semana

    close