Mais

    “Forças Armadas não vão estar a serviço de um discurso inaceitável de um capitão”

    O ministro Luiz Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma entrevista onde voltou a criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro, bem como uma parte da população que foi às ruas no dia 7 de setembro de 2021, classificando o ato daquele ano como uma tentativa de golpe.

    Barroso elogiou o papel das Forças Armadas após a redemocratização do país, dizendo que ao longo de 33 anos, desde a implantação da atual Constituição Federal, os militares não têm interferido no processo eleitoral.

    “Eu gostaria de dizer que, nestes 33 anos de Constituição de 1988, as Forças Armadas tiveram um comportamento exemplar de não interferência na política. A democracia tem muitas dificuldades e, por vezes, não é um regime fácil, mas nos cabe defendê-la”, disse Barroso à GloboNews.

    “Não há como você dar golpe sem apoio de Forças Armadas, e eu duvido que estas pessoas que pagaram um preço caro do período da ditadura militar queiram voltar a um processo como este”, completou o ministro.

    O ministro também fez referência à troca de comando das Forças Armadas no começo do ano passado, sugerindo que a saída dos ex-comandantes teria sido por discordâncias em relação ao governo Bolsonaro.

    “O prestígio que as Forças Armadas desfrutam no Brasil é o prestígio das instituições que se comportam dentro da Constituição e, nas vezes em que o presidente da República tentou jogá-las no varejo da política, elas reagiram”, disse ele.

    Por fim, em referência ao futuro das eleições no Brasil, o ministro Barroso disse acreditar que os militares não obedeceriam ordens supostamente inaceitáveis do seu Comandante Supremo, caso isto venha acontecer.

    “As pessoas têm dignidade e, portanto, eu não acredito no golpismo, nem que uma instituição importante como as Forças Armadas se coloquem a serviço de um discurso inaceitável de um capitão”, declarou o ministro.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close