Mais

    Especialista sobre ação da PF contra Bolsonaro e Malafaia: ‘Cortina de fumaça’

    Professor de Direito Constitucional e advogado que também atua como pesquisador e especialista em liberdade de expressão, Andre Marsiglia analisou a ação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, que foi alvo de um mandado de busca e apreensão.

    Para o especialista, a investida da PF, que indiciou Bolsonaro pelo suposto crime de “golpe” e outros, seria nada mais do que “cortina de fumaça” diante de algo que, em sua opinião, não possui fundamentação jurídica adequada. Leia a íntegra de um texto publicado por ele, abaixo:

    “1) Os crimes apontados são: coação no curso do processo, obstrução de investigação e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

    2) A conduta de todos se resume ao uso da palavra. Denunciar abusos contra direitos humanos ou contra a liberdade de expressão não constitui crime; ao contrário, configura direito. No caso de parlamentares, trata-se até de dever funcional (art. 49, XI, da CF).

    3) As mensagens atribuídas a Silas Malafaia referem-se à divulgação de vídeos. Tal conduta, por óbvio, não é criminosa. A apreensão de seu passaporte, além de desproporcional, viola não apenas a liberdade de expressão, mas também a liberdade religiosa, uma vez que um pastor com atuação internacional depende da livre circulação para exercer seu ofício.

    4) A apreensão de seus celulares, mais uma vez, insere-se no padrão de fishing expedition, em busca de elementos que justifiquem um inquérito que, juridicamente, não possui sustentação mínima.

    5) O único ato efetivamente irregular nesse caso foi praticado pelas próprias autoridades públicas, ao exporem áudios, mensagens e vídeos dos investigados, produzindo ruído midiático que funciona como cortina de fumaça no debate público”.

    Leia também:

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Cotado para vice de Flávio, Zema volta a defender prisão dos Moraes e Toffoli

    O pré-candidato à Presidência da República pelo partido Novo,...

    Posts da semana

    close