Mais

    Eleições: enquete online com 90 mil reações dá vitória a Bolsonaro com 80% dos votos

    Tradicionalmente, pesquisas de intenção de voto são realizadas por institutos como o DataFolha, Ibope e o DataPoder, mas o surgimento de plataformas sociais como o Twitter e o Facebook fez aparecer, também, a possibilidade da realização de enquetes online.

    Essas enquetes não são consideradas válidas como pesquisa eleitoral, pois não seguem uma metodologia científica específica de modo que o público reagente possa ser segmentado, identificado e reconhecido.

    No entanto, muitos acreditam que mesmo não sendo válidas, essas enquetes oferecem alguma noção estatística sobre o assunto abordado, motivo pelo qual se tornaram bastante comuns em perfis, por exemplo, como o do jornalista Ricardo Noblat, que vez e outra as utiliza no Twitter.

    E quem também lançou uma enquete desse tipo na quinta-feira (16) foi o 3° vereador mais votado em Porto Alegre pelo partido Novo, Felipe Camozzato. Ele fez a seguinte pergunta aos seus seguidores: “Se a eleição presidencial fosse hoje, em quem você votaria?”.

    Entre as opções constavam Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e “Outro”. Após 92.095 votos, o resultado apontou que 80,9% das reações deram voto para Bolsonaro, 3,1% para Lula, 6,8% para Ciro Gomes e 9,1% para Outro.

    Por outro lado, segundo uma pesquisa divulgada esta semana pelo DataFolha, esta sim considerada metodologicamente válida, o resultado seria bem diferente. Lula venceria Bolsonaro com 56% no 2º turno, contra 31% do atual presidente. Veja a enquete, abaixo:

    Leia também:

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Posts da semana

    close