Mais

    Deputada do PSOL quer descriminalizar “furto por necessidade” e “furto insignificante”

    No Brasil de até então, qualquer tipo de furto é considerado um crime já tipificado no Código Penal Brasileiro, podendo resultar na prisão dos autores. No entanto, para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), autora de um projeto de lei que visa alterar o Art. 155 do CB, alguns furtos podem ser considerados “insignificantes”, assim como por “necessidade”.

    “Esta escalada da miséria e da fome no Brasil provocada pela crise social e econômica coloca novamente em evidência o problema dos furtos de itens básicos e de pequeno valor e do chamado furto famélico, isto é, o furto de alimentos destinados a satisfazer necessidades vitais básicas e imediatas, como pode se verificar nas recentes matérias veiculadas na mídia sobre a sobrecarga do judiciário com furtos praticados por pessoas famintas”, justifica Talíria Petrone no seu projeto.

    Segundo o projeto criado pela parlamentar, portanto, o furto por necessidade pode ser classificado quando “algo for subtraído pelo agente, em situação de pobreza ou extrema pobreza, para saciar sua fome ou necessidade básica imediata sua ou de sua família”.

    Outra tipificação seria o furto insignificante, que deve ser caracterizado apenas se o produto do furto não provocar lesões significantes “ao patrimônio do ofendido”. Além de Talíria, também assinam o projeto de lei os seguintes parlamentares:

    Dep. Natália Bonavides (PT/RN), Dep. Sâmia Bomfim (Psol/SP),Dep. Vivi Reis (Psol/PA)
    Dep. David Miranda (Psol/RJ), Dep. Fernanda Melchionna (Psol/RS), Dep. Glauber Braga (Psol/RJ),Dep. Áurea Carolina (Psol/MG) e Dep. Ivan Valente (Psol/SP).

    A proposta só deverá ser apreciada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na volta do recesso parlamentar, já em 2022, podendo ser colocada ou não para avaliação do plenário da casa e comissões especiais.

    O projeto, contudo, poderá criar uma polêmica sobre definição do que seria furto por necessidade ou insignificante, uma vez que a interpretação e classificação do tipo de crime pode estar sujeita ao valor de cada item aos olhos do seu proprietário, e não da Justiça.

    Leia também:

    “Monstro é quem rouba o povo”: Dallagnol rebate ataque de Lula na Globo

    O ex-procurador nacional da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Moro detona entrevista de Lula na Globo: “Transtornado. Rancoroso. Mentiroso!”

    O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) classificou a entrevista...

    Flávio faz convocação para ato em 7 de setembro, na Paulista: “Vem com a gente”

    O senador Flávio Bolsonaro, candidato à presidência nas eleições...

    Michelle Bolsonaro ‘dispara’ e lidera disputa pelo Senado no DF

    Levantamento da Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira...

    Michelle mergulha na campanha de Flávio e aciona principais líderes evangélicos

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a ativar sua...

    Pablo Marçal promete atacar Lula para dar suporte a Flávio: “Segura firme”

    Apesar de estar inelegível, o empresário e influenciador Pablo...

    Tarcísio defende Flávio sobre tarifaço dos EUA: “Ele não tem nada a ver”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Posts da semana

    close