Mais

    Ciro critica Lula por possível venda da Avibras: ‘Perdendo soberania nacional’

    Conforme a Tribuna de Brasília já havia noticiado, a maior empresa do setor de defesa do Brasil, a Avibras, vem correndo o risco de ser vendida para a australiana DefendTex, algo que para os críticos da medida poderá prejudicar gravemente a soberania nacional. O ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, está entre esses críticos.

    A venda da Avibras já vem sendo negociada com a companhia australiana, e apesar de não ser uma empresa pública, por se tratar do setor de defesa, sendo considerada como fundamental para a estratégia de soberania nacional, depende do aval do governo brasileiro para que a transação seja concretizada.

    O motivo da possível venda da Avibras se deve à dívida de R$ 600 milhões acumulada pela empresa nos últimos anos. Por causa disso, a gigante do setor bélico e aeroespacial entrou com um pedido de recuperação judicial, e a venda seria uma forma de solucionar esse problema.

    Para Ciro Gomes, porém, o governo Lula deveria tomar providências para solucionar a crise financeira da Avibras de outra maneira, tendo em vista que a venda da companhia resultará na transferência de tecnologia 100% nacional para outro país.

    Isto é, o Brasil deixará de ser o pleno detentor, por exemplo, do conhecimento para a fabricação do sistema de lançamento múltiplo de foguetes Astros II, considerado um dos melhores do mundo, além de mísseis estratégicos e aeronaves.

    “De um lado, o governo Lula anuncia nova política industrial, anuncia que vai dar prioridade ao setor de defesa. Do outro lado, está entregando a Avibras para o capital estrangeiro, uma das mais importantes indústrias do setor de defesa brasileiro”, comentou o ex-candidato.

    “Não podemos ficar calados enquanto perdemos nossa autonomia e soberania nacional”, completou Ciro em uma publicação feita no X. Entenda melhor sobre a importância da Avibras no vídeo abaixo:

    Leia também:

    Bolsonaro apresenta ‘piora clínica’ e condição de saúde já preocupa apoiadores

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma "piora clínica"...

    Quatro Agências dos EUA avaliam sanções ao ministro Alexandre de Moraes

    Quatro órgãos do governo dos Estados Unidos estão analisando...

    Nikolas desabafa: ‘Fecha o Congresso e entrega logo um trono pro Moraes’

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes...

    Constantino sobre Bolsonaro: ‘O sistema tem pressa em prendê-lo antes das eleições’

    Em entrevista ao Pleno.News na segunda-feira (31), o analista político...

    Malafaia manda recado ao STF: “Estão provocando uma revolta popular”

    Na quarta-feira (2), o pastor Silas Malafaia, organizador de...

    Jornalista da Globo admite que a esquerda “não consegue mais mobilizar” o povo

    A jornalista Andréia Sadi destacou, nesta terça-feira (1°), durante o programa Estúdio...

    Israel alerta o Brasil sobre ligação do PCC com o grupo terrorista Hezbollah

    Um documento obtido com exclusividade pelo Jornal da RECORD revela que...

    Moraes pede que a PGR se posicione sobre a eventual prisão de Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou...

    Reprovação de Lula dispara e alcança 56%, incluindo o Nordeste, aponta pesquisa

    Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4),...

    Michelle Bolsonaro e lideranças convocam ato pela ‘anistia’ na Avenida Paulista

    Na terça-feira (1º), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    close