Mais

    Caso Mendonça: PTB entra no Conselho de Ética contra Alcolumbre por quebra de decoro

    O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) anunciou que entrou com representação no Conselho de Ética do Senado Federal, contra o senador Davi Alcolumbre, por quebra de decoro parlamentar envolvendo a indicação do ex-ministro André Mendonça à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pela presidente da sigla em exercício, Graciela Nienov.

    “O PTB ingressou nesta sexta-feira, no Conselho de Ética do Senado, com representação contra o senador Davi Alcolumbre, por quebra de decoro. O senador há mais de 90 dias impede, por motivações políticas, a sabatina do indicado do PR Bolsonaro ao STF”, escreveu Nienov em sua rede social.

    O presidente Jair Bolsonaro indicou Mendonça em agosto passado, mas, desde então, a sabatina necessária para que ele seja avaliado pelo Senado não foi marcada. Isso porque, ela ocorre na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, da qual Alcolumbre é o atual presidente.

    Analistas políticos alegam que o senador tem circulado pelo Senado mostrando a colegas mensagens de Mendonça em apoio à operação Lava Jato, numa tentativa de demovê-los da ideia de aprovar a indicação do ex-ministro.

    Em outras palavras, a demora na marcação da sabatina seria pelo fato de já haver uma maioria no Senado favorável a Mendonça, de modo que Alcolumbre estaria, em tese, tentando durante todo esse tempo garantir que, antes da avaliação, possa convencer os demais parlamentares pela rejeição do jurista.

    Contudo, conforme resiste ao tempo, a pressão sobre Alcolumbre aumenta cada vez mais. Na sexta-feira (29), por exemplo, a revista Veja publicou com exclusividade a denúncia de seis ex-assessoras de que o senador teria recebido cerca de R$ 2 milhões ao longo de cinco anos em esquemas de “rachadinha”. O parlamentar nega e diz estar sofrendo “chantagem”.

    Imagem

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close