15.5 C
Brasília
Terça-feira, 28 Junho, 2022

Brasil surpreende e apresenta prévia do PIB com alta de 1,70% em fevereiro, diz BC

Houve um desempenho surpreendente da economia brasileira no mês de fevereiro, o que espantou os economistas de mercado diante da aceleração dos índices em comparação com janeiro. Os dados foram fornecidos pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

O chamado Indicador de Autoridade Monetária (que atua como uma prévia do Produto Interno Bruto) indicou um crescimento de 1,70% em Fevereiro. Em janeiro já havia tido uma alta de 1,25%, o que pode indicar constância.

Esse resultado foi bastante animador, tendo em mente que a mediana das estimativas que foram coletadas por parte do Projeções Broadcast com a ajuda de economistas indicava uma possível desaceleração – seria uma alta de apenas 0,90%.

Em uma comparação com fevereiro do ano passado, o crescimento registrado pelo IBC-Br foi de 0,98%, ao mesmo tempo que a mediana das projeções indicava uma contração de 0,10%.

Desse modo, o índice permanece num campo negativo (-4,02%), porém ele alcança em 2021 uma alta de 0,23%, levando em conta os dados referentes ao primeiro bimestre. Em um contexto de pandemia, onde recursos federais bilionários precisaram ser canalizados para a saúde, o resultado explica a surpresa dos analistas.

No que diz respeito ao IBC-Br, o mesmo trabalha considerando a trajetórias das variáveis presentes na pecuária e indústria de serviços, assim como os impostos sobre produtos, e é utilizado para se avaliar o ritmo da economia no decorrer dos meses.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: