Mais

    Bolsonaro volta a criticar ministros do STF: ‘Cada vez mais interfere em tudo’

    Em clima de ‘paz e amor’ desde o último dia 9 de setembro passado, quando divulgou uma carta à Nação pedindo moderação e equilíbrio entre os poderes, o presidente da República Jair Bolsonaro voltou a criticar nesta terça-feira (9) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os quais foram acusados de interferência no poder Legislativo.

    O presidente citou como exemplo uma decisão tomada pela ministra Rosa Weber na última sexta-feira (5), ao suspender o pagamento das emendas de relator do Orçamento de 2021, chamado pela oposição de “orçamento secreto”. Bolsonaro ironizou a crítica da oposição, tendo em vista que o valor orçamentário é publicado no Diário Oficial da União.

    “Você vê o Supremo Tribunal Federal também, que cada vez mais o Supremo, na verdade, interfere em tudo. Teve interferência agora nessa história do orçamento secreto. Orçamento secreto publicado no Diário Oficial da União”, criticou o presidente durante entrevista para o Jornal da Cidade Online.

    Na mesma ocasião, o presidente também comentou a decisão do ministro Alexandre de Moraes ao determinar a soltura do deputado Daniel Silveira, mas com inúmeras restrições, como a proibição de não poder se comunicar através das redes sociais. Bolsonaro disse que ele não poderia ter sido preso.

    “Ontem foi posto em liberdade, com algumas condicionantes, o deputado Daniel Silveira. Ele não poderia ter sido preso. Por mais absurdo que ele tenha falado contra o Supremo. Não é esse o caminho. Nós não podemos nos acostumar com isso”, afirmou o presidente.

    É a primeira vez em que Bolsonaro se manifesta criticamente, de forma direta, contra as decisões do STF, desde que “recuou” em sua ofensiva contra os ministros em setembro passado. Assim como o chefe do Executivo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também criticou o que ele chamou de “interferência” do Supremo no Legislativo.

    “Eu avalio a decisão da ministra Rosa Weber como uma interferência indevida em questões internas do Congresso Nacional”, afirmou Lira em entrevista ao blog do jornalista Valdo Cruz, no G1.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close