Mais

    Bolsonaro surpreende e diz que poderá apoiar Datena para o Senado: ‘Já conversei’

    O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu alguns apoiadores durante uma conversa na última noite, quando revelou que o seu candidato para disputar o Senado pelo estado de São Paulo, poderá ser o apresentador José Luiz Datena. Uma mulher que estava na ocasião chegou a questionar a escolha, apontando críticas por parte da celebridade.

    “Eu não ia falar, mas eu já conversei com o Datena. Sei que todo mundo tem crítica ao candidato, mas não tem opção. Você tem que ter um nome que vai chegar”, disse Bolsonaro ao chegar ao Alvorada, se referindo a maior probabilidade de vitória entre os nomes disponíveis.

    Alguns apoiadores insistiram em apontar críticas por parte de Datena, mas Bolsonaro argumentou que é preciso ter um nome forte o bastante para conseguir obter a vitória. Ele também deu a entender que acredita na possibilidade de mudança do apresentador a seu respeito.

    “Não é que as pessoas tenham um comportamento reprovável, nós sempre temos um defeito. As pessoas mudam, eu já mudei. Não adianta, você tem que ter um nome competitivo. O Datena tem a sua linha, tem potencial pra chegar. Se você botar um não competitivo, outra pessoa vai levar”, disse Bolsonaro.

    Outro nome competitivo que possui chances reais de vitória, mas que parece não estar no leque de opções do presidente, é o da deputada Janaína Paschoal, que também já fez críticas ao governo, mas vem se mostrando uma defensora das medidas tomadas durante a pandemia.

    Contra Datena, pesa junto à base eleitoral do presidente, especialmente a mais conservadora, o seu passado. Além das críticas reiteradas ao governo ao longo da pandemia, o apresentador também já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) por mais de 20 anos, e também cogitou disputar a presidência este ano.

    Para Bolsonaro, por outro lado, a escolha do possível candidato ao Senado pode ser explicada pelo interesse de eleger Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, ainda que isso lhe custe alguns sacrifícios.

    É possível que o presidente esteja priorizando a vitória do ministro, a fim de prepará-lo para uma eventual sucessão presidencial em 2026, sendo Datena uma importante influência junto ao eleitorado paulista nesse momento.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close